TURISMO RELIGIOSO

Em Aparecida, Porto Itaguaçu será reaberto após revitalização

Por Cíntia Caires | Aparecida
| Tempo de leitura: 1 min
Da redação
Thiago Leon/Santuário Nacional
Capela da Pesca Milagrosa é marco da nova proposta do espaço
Capela da Pesca Milagrosa é marco da nova proposta do espaço

O Porto Itaguaçu em Aparecida no Vale do Paraíba, será reaberto nesta sexta-feira (12), após 14 meses fechado devido as obras de revitalização. O local ganhou novo paisagismo, pavimentação e teve a capela da Pesca Milagrosa reconstruída.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A cerimônia de entrega do local terá início às 18h, com missa de benção e consagração do altar da nova capela, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Em seguida, será feito o descerramento de uma placa comemorativa e a instalação de uma cápsula do tempo.

 

REVITALIZAÇÃO.

Localizado às margens do rio Paraíba do Sul, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Aparecida em 1717, o porto ocupa uma área total de 130 mil metros quadrados. Ele é ponto de partida para se percorrer o Caminho do Rosário, em direção à Cidade do Romeiro, ou para acessar o recém-inaugurado parque Três Pescadores.

O espaço ganhou ainda um novo monumento em homenagem aos pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, que, conta a história, após pescarem corpo e cabeça de uma imagem da Virgem Maria, presenciaram uma abundante pesca de peixes em suas redes. Foi o início da devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Segundo o Santuário Nacional de Aparecida, o empreendimento junto do parque Três Pescadores propõe uma “experiência religiosa, educacional e ambiental aos seus visitantes através de uma vila cenográfica, que remete ao tempo do encontro da imagem, um percurso na natureza, em meio à flora e fauna nativa, e um passeio de balsa pelo rio Paraíba do Sul, passando pelo local da pesca milagrosa.

 

Comentários

Comentários