VERTIPORTO

Aeroporto de São José pode ser o 1º da AL para carros voadores

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / SJK Airport
Ilustração de um vertiporto
Ilustração de um vertiporto

O Aeroporto Internacional de São José dos Campos (SJK Airport) pode ser o primeiro da América Latina a abrigar um vertiporto, estrutura para pouso e decolagem dos carros voadores, as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical – eVTOL na sigla em inglês.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Para tanto, o SJK Airport e a startup de tecnologia aeroespacial VertiMob Infrastructure firmaram uma parceria inédita e estratégica para implantar o primeiro vertiporto da América Latina.

A iniciativa também visa participar do sandbox (ambiente de testes) regulatório da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que busca promover a inovação e o desenvolvimento seguro de novas tecnologias aéreas no país, inclusive na infraestrutura requerida, por meio de um ambiente regulatório experimental, monitorado de perto pela agência reguladora.

Os carros voadores representam uma tecnologia disruptiva na mobilidade aérea urbana, que oferece transporte rápido, sustentável e gradualmente acessível. Atualmente, a Eve Air Mobility, empresa ligada à Embraer, desenvolve o primeiro carro voador, que deve entrar em operação até 2026. O veículo será fabricado em Taubaté.

Para que essas aeronaves possam operar de forma segura e eficiente, é necessário desenvolver e regulamentar as infraestruturas adequadas para pousos, decolagens e apoio no solo, embarque, desembarque e facilitação, que são os chamados vertiportos.

As duas entidades combinarão esforços para desenvolver o ecossistema de AAM (Advanced Air Mobility) no estado de São Paulo, transformando a vida de milhares de pessoas com o inovador e futuro modal de transporte urbano, posicionando o Brasil como um dos países pioneiros na adoção do transporte por eVTOL.

No SJK Airport, o vertiporto experimental tende a ser implantado na área de teste de motores (runup area), cuja área pavimentada já é disponível e adequada para esse tipo de iniciativa, que promoverá a conectividade aérea, a mobilidade urbana, e fomentará o crescimento econômico e tecnológico da região.

A implantação do vertiporto no SJK Airport está programada para ser efetivada a partir de 2025, e pode levar até dois anos, de acordo com os critérios do edital do sandbox regulatório da ANAC.

Este projeto fortalecerá a posição de São José dos Campos como um centro de inovação aeroespacial e abrirá novas oportunidades para colaborações futuras e desenvolvimento tecnológico na região.

“O aeroporto está localizado no raio ideal para esse tipo de operação, tendo como referência as regiões mais economicamente desenvolvidas de São Paulo, e dispõe de uma infraestrutura já pronta, bastante favorável à implantação de um vertiporto”, disse Eduardo Valle, CEO da concessionária.

“Esta parceria demonstra nosso compromisso em liderar a inovação na aviação civil brasileira e em proporcionar soluções de transporte aéreo mais eficientes e sustentáveis.”

A VertiMob traz sua expertise em design e operação de infraestrutura aeronáutica para a colaboração estratégica. A empresa está comprometida em estabelecer uma rede de vertiportos em áreas urbanas estratégicas para melhorar a mobilidade, reduzir os congestionamentos e prestar o apoio ao novo modal.

“Nosso time reúne especialistas do mais alto grau de capacitação no âmbito de operação, infraestrutura, tráfego aéreo e mobilidade urbana com empreendedores de veia jovem e inovadora”, afirmou Bruno Limoeiro, CEO da VertiMob.

“Estamos entusiasmados com esta parceria, que vai intensificar ainda mais a nossa capacidade de tornar realidade o transporte aéreo urbano no Brasil.”

Comentários

Comentários