NATAÇÃO

Aos 39 anos, nadador de São José obtém índice para prova nacional

Jander Lazaroni superou o índice exigido para disputar o Troféu José Finkel 2024, em Florianópolis, em agosto; ele foi atleta profissional por 26 anos e nadou pela seleção

Por Xandu Alves | 19/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Jander Lazaroni em Limeira
Jander Lazaroni em Limeira

O nadador, personal trainer e ex-atleta da seleção brasileira de natação, Jander Lazaroni, de São José dos Campos, obteve neste sábado (18), em Limeira, o índice para disputar o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu José Finkel 2024, que será realizado em Florianópolis (SC), entre 12 e 17 de agosto.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Trata-se da segunda principal competição absoluta do calendário nacional de natação, que será disputada logo depois dos Jogos Olímpicos de Paris. A competição será em piscina de 25 metros.

Especialista nos 50 metros borboleta e nos 50 metros costas, Jander conseguiu a qualificação para o torneio nadando os 50 metros costas, no campeonato disputado no Nosso Clube de Limeira. O índice para a prova era de 27”00 e ele nadou 26”42.

“Saio daqui com duas medalhas e a oportunidade em competir em Florianópolis, o Campeonato Absoluto José Finkel”, escreveu ele no Instagram. “Estou feliz, pois depois de 5 anos longe das competições oficiais, tenho a oportunidade de nadar novamente com quase 40 anos”.

NATAÇÃO PROFISSIONAL

A qualificação veio depois de Jander ter deixado a natação profissional, normalmente disputada por atletas mais jovens. Por isso, o nadador disse que a vitória tem um gosto especial.

“Durante muitos anos como atleta profissional obter o índice do José Finkel era algo esperado para um atleta profissional de alta performance, pois ter esse índice era algo que dava visibilidade e acesso a estar no meio dos melhores nadadores do país”, explicou o nadador.

Jander foi nadador profissional por mais de 26 anos, tendo nadado 20 anos pela Associação Esportiva São José, entre 1998 e 2018.

“Hoje, não sendo mais nadador profissional, estar presente nessa competição tem um significado especial, pois conciliar pouco tempo de treino, família e trabalho torna ainda mais desafiador”, disse Jander, que deve se tornar o atleta mais velho da história da cidade de São José dos Campos a disputar um José Finkel.

“Poder participar desse campeonato com atletas bem mais jovens que estão na sua melhor forma física faz desse feito algo relevante no meio da natação brasileira, pois fisiologicamente os níveis de força e potência aos 40 anos já são menores que aos 20 anos e foi esse o meu desafio pessoal, isso me torna ainda mais vivo.”

Pós-graduado em Medicina do Esporte e Campeão Mundial e Pan-americano Master, ele terá 10 semanas para se preparar e nadar ainda melhor no José Finkel, onde a disputa será duríssima.

“Como não sou mais nadador profissional, acredito não ter gás para disputar pódio com a garotada de 20 anos. Porém, se eu nadar como estou esperando, tenho chance em pegar alguma final, entre os 16 melhores”, afirmou.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.