IGREJA CATÓLICA

Santuário inaugura Circuito de Visitação à nova Fachada Sul

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Thiago Leon / Santuário Nacional
Fachada Sul da Basílicade Aparecida
Fachada Sul da Basílicade Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida está recebendo visitantes para conhecer a nova Fachada Sul do templo, oficialmente entregue aos devotos em 11 de maio. A fachada norte foi inaugurada em março de 2022.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O acabamento da fachada sul tem 22 cenas nas paredes e oito na base. Também foram inaugurados mosaicos nas colunatas, com 26 cenas no topo dos arcos e 18 nos painéis externos, internos e rampas de acesso ao subsolo.

Há ainda um mosaico em pedra portuguesa no piso que fica sobre o teto da Tribuna Bento 16, totalizando 74 cenas na fachada.

Os mosaicos que revestem a nova fachada da Basílica de Aparecida retratam a essência da Páscoa de Cristo, um dos principais acontecimentos da fé cristã, marcando a ressurreição de Jesus e a vitória da vida sobre a morte.

“Apresentam a Infância de Maria, toda a Vida Jesus, os Discípulos e Discípulas, a Igreja Primitiva, os Mártires e outras referências a elementos bíblicos. Os mistérios da Encarnação, da Eucaristia, Morte e Ressurreição de Cristo, bem como sua Ascensão ao Céu, estão profundamente unidos”, informou o Santuário Nacional.

“A contemplação das cenas e temas retratados leva a revisitar os principais elementos da fé, convidando a reconhecer a própria vida na vida de Cristo.”

O reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, agradeceu aos devotos que contribuíram para as obras na Basílica.

 “Gostaria de deixar o meu muito obrigado a todos vocês, que não medem esforços e nos ajudam, não apenas a construir e edificar este grande Santuário, mas a vocês que, incansavelmente, nos ajudam a promover nossos projetos, nossas atitudes de educação e de assistência social”, afirmou o sacerdote.

Para programar a visita monitorada, segundo a Basílica, deve-se entrar em contato com o Centro de Informações Turísticas do Santuário Nacional.

ESTRUTURA

A fachada sul tem 50 metros de altura e está revestida pelas cenas bíblicas. Foram utilizados 500 mil tijolos e dois principais materiais nos mosaicos: tésseras de vidro e pedras naturais, como mármore e granito, que foram extraídos de 21 países. Os materiais pesam cerca de 100 toneladas.

A arte foi planejada e executada por artistas do Ateliê de Arte Espiritual do Centro Aletti, em Roma. Mais de 40 mosaicistas de 16 países participaram dos revestimentos da fachada sul. Os mosaicos das colunatas foram executados por 26 artistas de 11 países diferentes, entre eles Espanha, Montenegro, Líbano e Ucrânia.

A obra começou com a instalação da estrutura dos andaimes, em novembro de 2021. A montagem dos mosaicos começou em março de 2022, logo após a finalização da fachada norte. Em 2023, segundo o Santuário, identificou-se a necessidade de reestruturação das colunatas, que foram reconstruídas.

O projeto de revestimento da parte externa da Basílica segue com a construção da fachada leste, em junho, onde será projetado o Livro do Gênesis, com cenas da criação do mundo e do homem.

Em seguida, terá início a execução da reforma da fachada oeste, dedicada ao Apocalipse, “destacando a vitória permanente do bem sobre o mal’, segundo o Santuário Nacional.

Comentários

Comentários