ADEUS, ANDRIELLY

Luto no Vale: vida militar era sonho de criança para Andrielly

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução / Facebook
Andrielly Mostavenco Gomes e a mãe em formatura no Exército
Andrielly Mostavenco Gomes e a mãe em formatura no Exército

A realização de um sonho de criança.

Foi assim que a 1º tenente Andrielly Mostavenco Gomes, 25 anos, explicou como se deu a sua entrada para o Exército Brasileiro, desde a formação no final do ensino médio até a graduação superior, e depois chegando ao Cavex (Comando de Aviação do Exército), em Taubaté.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Natural do Rio de Janeiro, onde vive a família, Andrielly passou pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, e depois pela Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende (RJ), onde se formou oficial combatente do Exército, especializada em material bélico.

Sempre dedicada aos estudos, Andrielly foi a terceira da turma e escolheu como organização militar para atuar o 18° Batalhão Logístico de Transporte, de Campo Grande (MS).

“Preparei-me para a missão. Aguardamos agora para usar os conhecimentos que adquirimos durante os anos de formação na tropa”, disse a jovem cadete em matéria publicada pela Aman, em 29 de outubro de 2021.

Os sonhos de Andrielly para uma carreira longa e frutífera no Exército foram interrompidos de maneira trágica, em um acidente na rodovia Carvalho Pinto, em Caçapava, na tarde da sexta-feira (3).

Ela perdeu o controle do carro, capotou na pista sentido São Paulo e o veículo atravessou o canteiro central, sendo atingido por um caminhão que vinha na pista contrária. Com o impacto, Andrielly foi arremessada para fora do veículo. Ela morreu no local do acidente.

SONHO DE CRIANÇA

Em entrevista à TV Aparecida, no começo de março deste ano, Andrielly contou que sonhava com o Exército desde criança. Ela seguiu um irmão mais velho que faz carreira nas armas e inspirava a irmã mais nova a trilhar o mesmo caminho.

“Desde que eu era criança sempre tive o apoio dos meus pais para entrar no colégio militar, lá no Rio de Janeiro. O meu irmão entrou e seguiu a carreira das armas. Foi em 2012 se formou em 2016. Eu segui o caminho dele e a irmã mais nova também está trilhando esse caminho”, contou a militar.

Em Taubaté, no Cavex, a tenente estava fazendo história no Exército Brasileiro ao ser a primeira mulher a fazer o curso de Gerência de Aviação, com 38 semanas de duração.

CURSO NO CAVEX

Ela se formaria no final deste ano e poderia desempenhar cargos e funções ligadas ao suprimento e transporte por meios aéreos e à administração financeira e de material, específicas das unidades de Aviação do Exército.

“Desde o primeiro contato com a Aviação do Exército durante a formação na Academia Militar vi a aviação como uma vertente muito diferente, interessante e importante do Exército”, contou Andrielly em matéria publicada pelo Cavex, no começo deste ano.

“Foi o que me trouxe para este curso de gerência, que vejo como um curso que vou me aperfeiçoar e conseguir ajudar a fazer funcionar tudo isso que sempre admirei. Sem manutenção as coisas não andam e poder no futuro conseguir ajudar a gerenciar toda esta manutenção, fazer uma administração para deixar as aeronaves prontas para o voo e cumprir missões em todo o país é motivo de muita satisfação”, completou.

O corpo de Andrielly foi transferido para o Rio de Janeiro e será velado e enterrado neste domingo, a partir de 10h, no Crematório e Cemitério Jardim da Saudade Sulacap, no Jardim Sulacap, na zona oeste do Rio.

Comentários

1 Comentários

  • ailon augusto silverio 07/05/2024
    e parece justificada..afinal de contas..a culpa não e de quem colide na traseira ????...com a palavra o detran...vereadores..deputados..estaduais e federais...marronzinhos e poiliciais militares..para falar sobre a bandidagem que foi criada,onde o pedestre,o ciclista,o motorista simplesmente entra na sua frente..com engate para reboque instalados nos seus carros..sem nem mesmo ter o que rebocar...impera a lei do AZAR E SEU..não e?????