
A Defesa Civil do Estado de São Paulo realiza nos dias 2 e 3 de maio, partir das 8h, em Tremembé, a oficina preparatória para a 'Operação São Paulo Sem Fogo 2024'. O treinamento é destinado a todos os municípios da regiãodo Vale do Paraíba. A edição deste ano conta com oficinas presenciais realizadas em todas as regiões do estado, entre os meses de abril e maio. Durante as oficinas os agentes municipais recebem intenso treinamento prático.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Uma equipe volante da divisão de capacitação ficará ao longo de todo o dia aplicando o treinamento para os agentes e gestores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil para atuação efetiva e sistêmica durante o período de estiagem, com vistas à redução dos incêndios florestais.
A capacitação deste ano vai oferecer instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica, emissão de alertas e comunicação estratégica, incêndios florestais e danos à fauna e saúde pública no período de estiagem. Em abril deste ano, foram capacitado 1.193 agentes de 277 municípios paulistas.
Em 2023, foram treinados mais de 2.300 agentes e brigadistas de 604 municípios do estado de São Paulo, abrangendo todas as áreas que são acometidas pelos incêndios florestais. Estas ações vêm contribuindo para a redução recorde de incêndios florestais. Por exemplo, no ano de 2023, em todo o estado de São Paulo, de acordo com dados oficiais, a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, que se comparado ao mesmo período de 2022 apresentou uma redução em torno de 86%.
Para os municípios que concluem as duas fases da oficina e cumprem os critérios estabelecidos nas normas da Defesa Civil é fornecido, de forma gratuita, os kits de estiagem, contendo equipamentos para combate a incêndio em cobertura vegetal.
“Nosso papel é apoiar os municípios e capacitar os agentes com todo conhecimento e experiência que possuímos, pois, comumente a defesa civil municipal é a primeira a chegar em um foco de incêndio, e, estando preparados e equipados, eles podem extinguir as chamas. Sabemos que todo grande incêndio começa com um pequeno foco”, disse o coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.
SERVIÇO
Local: Centro de Eventos
Endereço: Rua Albuquerque Lins, s/n, Centro, Tremembé
Data: 2 e 3 de maio de 2024
Horário: 08h