TEATRO

Grupo joseense celebra a tradição tropeira em teatro de miniaturas na 1ª FLLOR

Grupo Teatro do Imprevisto fará duas apresentações de 'Miragens na Caixa' no sábado, na praça Arnolfo de Azevedo, no centro de Lorena, durante festa literária na cidade

Por Da redação | 18/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / Melissa Rahal

Cena do espetáculo 'Miragens na Caixa'
Cena do espetáculo 'Miragens na Caixa'

O GTI (Grupo Teatro do Imprevisto) de São José dos Campos é uma das atrações da 1ª FLLOR (Festa Literária Lorenense), que será realizada de sexta a domingo (19 a 21 de abril), na praça Dr. Arnolfo de Azevedo, no centro de Lorena.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O evento homenageia o poeta e ensaísta Péricles Eugênio da Silva Ramos e contará com duas apresentações do espetáculo "Miragens na Caixa", de teatro de miniaturas, no sábado (20), em dois horários: 10h e 15h, com entrada franca.

"Miragens na Caixa" apresentará ao público a riqueza e a magia do teatro de miniaturas, também conhecido como lambe-lambe, especialidade do grupo joseense, ao mesmo tempo em que propõe um reencontro musical e colorido com as influências tropeiras da própria cidade.

Segundo Ricardo Veríssimo, o espetáculo propõe quatro histórias que cruzam com as manifestações culturais e as figuras folclóricas presentes no Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira.

"Num jogo de imagens os mini-espetáculos 'Mãe Dágua', 'Histórias de Pescador', 'Procissão das Almas' e 'Viagem a Marte' contam histórias curtíssimas dentro de uma caixa com bonecos que ganham vida aos olhos do espectador", explica.

PROJETO

O projeto "Miragens na Caixa" tem a assinatura e elenco dos grupos Teatro do Imprevisto e Boneco Vivo, de São José dos Campos, direção artística de Tiago Almeida e Iasmim Marques, do Grupo Girino, de Belo Horizonte (MG), e direção musical de Beto Quadros. No elenco, além de Veríssimo, estão Cibele Tomaz e Vivian Rau.

Antes das apresentações na 1ª FLLOR, alunos da Escola Municipal Ruy Brasil Pereira, no Jardim Novo Horizonte, na zona leste de São José, receberão a oficina de teatro de miniaturas nesta quinta (18) e sexta (19), das 8h às 12h. Todas as atividades são gratuitas.

Depois do Vale Histórico, o GTI retorna a São José dos Campos para duas apresentações do "Miragens na Caixa": no Sesc (avenida Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas), às 14h30 e 16h30, no domingo (28).

Neste domingo (21), o público poderá conferir outro trabalho do grupo: "No Quintal do Mundaréu", que aborda assuntos como violência doméstica e empoderamento feminino, entre atores e bonecos.

O Grupo Teatro do Imprevisto completa 20 anos em 2024 sendo referência no teatro de animação, com vários projetos de montagem e circulação aprovados por leis de incentivo, como o Programa Ação Cultural, o ProAC, Paulo Gustavo e Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, com apresentações em diferentes cidades e regiões do Brasil e América do Sul.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.