DECORO

Câmara de São José recebe terceiro pedido de cassação de Thomaz por fala sobre ditadura

‘Quem sabe se o governo militar tivesse matado mais comunistas, mais terroristas, tinha evitado o que está acontecendo hoje no Brasil’, disse o vereador na sessão do último dia 2

Por Sessão Extra | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Cleverson Nunes/CMSJC

Vereador trocou o Novo pelo PL na última janela partidária
Vereador trocou o Novo pelo PL na última janela partidária

Representação
A Câmara de São José dos Campos recebeu nessa terça-feira (16) mais um pedido de cassação do mandato do vereador Thomaz Henrique (PL) por quebra de decoro parlamentar. Protocolada pelo morador David Vieira da Rocha, a representação é a terceira contra o parlamentar em apenas uma semana.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Tramitação
A nova denúncia foi lida na sessão ordinária dessa terça-feira e será submetida à Assessoria Jurídica da Câmara, que analisará se a representação reúne os elementos necessários para seu recebimento e autuação para tramitação.

Denúncias
A primeira representação havia sido protocolada por Fabrício Filho, que é pré-candidato a vereador pelo PSD. A segunda foi apresentada pelos partidos PSTU, PT, PCdoB e PV, além de entidades sindicais.

Trâmite
Como a primeira denúncia cumpriu os requisitos, caberá ao presidente da Câmara, vereador Roberto do Eleven (PSD), decidir se é caso de aplicar advertência a Thomaz ou de encaminhar o processo para a Comissão de Ética, que poderá cassar o mandato do parlamentar do PL. No caso da segunda denúncia, a Assessoria Jurídica identificou falhas na documentação apresentada - deve ser aberto prazo para que os autores façam a correção.

Declaração
As três representações têm como base o discurso do vereador em sessão no último dia 2, quando Thomaz Henrique disse: "quem sabe se o governo militar tivesse matado mais comunistas, mais terroristas, tinha evitado o que está acontecendo hoje no Brasil".

Reação
Em nota divulgada na semana passada, o vereador Thomaz Henrique disse que "qualquer cidadão pode pedir a cassação de um vereador, é parte da democracia. Sobretudo agora, véspera de período eleitoral, é natural que a esquerda joseense e pré-candidatos em geral procurem projeção em cima do vereador que mais se opôs à esquerda e ao sistema, fazendo pedidos sem pé nem cabeça. Encaro com serenidade e sigo o meu trabalho".

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Laurence Benatti
    17/04/2024
    Vivi esta época e não foi nada bom. Os vagabundos e arruaceiros da esquerda, comunistóides e socialistóides quebravam tudo que viam pela frente. Ateavam fogo nas poltronas dos cinemas e quebravam as portas das lojas. Não acredito em matanças, entretanto, deviam estar presos até hoje.