RESGATE EM ALTO-MAR

VÍDEO: FAB faz resgate médico de ucraniano em petroleiro saudita em alto-mar, no Recife

Utilizando um helicóptero H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão, a FAB conseguiu fazer a evacuação aeromédica em alto-mar do tripulante ucraniano com fortes dores abdominais

Por Da redação | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / FAB

Tripulantes do helicópeto da FAB observam o petroleiro em alto-mar
Tripulantes do helicópeto da FAB observam o petroleiro em alto-mar

Na manhã desta terça-feira (16), a FAB (Força Aérea Brasileira), por meio do Salvaero Recife, fez o resgate de um tripulante ucraniano em um petroleiro saudita que fazia a rota de Ras Tanura, na Arábia Saudita, para o Golfo dos Estados Unidos. Ao nascer do sol desta terça-feira (16), o helicóptero de resgate decolou rumo à embarcação.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O tripulante estava há três dias com fortes dores abdominais, febre e suspeita de apendicite. Ele foi resgatado pela aeronave H-36 Caracal, helicóptero empregado pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação - Esquadrão Falcão.

A embarcação encontrava-se a 100 milhas náuticas (185,2 quilômetros) a leste de Recife (PE). O paciente foi içado às 6h30 e assistido pela equipe médica a bordo da aeronave.

Em condição estável, o homem foi entregue aos cuidados da equipe de saúde do Aeroporto Internacional do Recife, sendo deslocado de ambulância ao Hospital Jayme da Fonte, na capital pernambucana.

Segundo a FAB, o Esquadrão Falcão é conhecido por sua adaptabilidade em diferentes cenários operacionais, o helicóptero possui sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, sendo capaz de operar em ambientes desafiadores. O H-36 Caracal encontrava-se em Recife e foi engajado pelo Salvaero para atender ao pedido de socorro do petroleiro saudita.

O comandante da aeronave, capitão aviador Alan Dickson Brito de Medeiros, disse que, em missões de evacuação aeromédica, recuperar a vítima o mais rápido possível faz a diferença entre a vida e a morte.

"Pessoalmente, penso que trabalhar na salvaguarda da vida humana é um privilégio, do qual podemos participar, nas asas da FAB, através do Esquadrão Falcão. Para a população brasileira, esse tipo de missão representa a esperança do acolhimento na hora do acidente. No cenário internacional, projeta o país como nação capaz e honrosa de seus compromissos internacionais", afirmou Medeiros.

SALVAERO

O Salvaero (Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro), cujo órgão central é o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), tem a responsabilidade de coordenar as operações de busca e salvamento em sua respectiva área de jurisdição por meio de dados recebidos do Centro Brasileiro de Controle de Missão, órgãos de controle de tráfego aéreo ou por demanda do público em geral.

Após o acionamento de todo esse sistema, podem ser empregadas aeronaves, embarcações e grupos de solo para a missão de busca e salvamento.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.