GREVE

Trabalhadores da coleta de lixo fazem paralisação em São José

Trabalhadores protestam contra falta de benefícios básicos e demissões por justa causa, exigindo ação da empresa e da prefeitura

Por Júlia Adele | 08/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Trabalhadores fazem protesto
Trabalhadores fazem protesto

Trabalhadores da Eco Liberty, nova empresa responsável pela coleta de lixo em São José dos Campos, realizaram uma paralisação em frente à sede da empresa na manhã desta segunda-feira (8). Os motivos do protesto são as condições de trabalho precárias e a falta de pagamento de benefícios básicos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Um dos principais pontos levantados pelos coletores é o não recebimento de horas extras e vale-refeição, além da ausência de uniformes adequados para a realização das atividades.

Além disso, recentemente, um grupo de ex-trabalhadores da Beta Ambiental, antiga responsável pela coleta de lixo na região, fez um protesto durante uma sessão na Câmara Municipal. Eles denunciaram terem sido demitidos por justa causa pela Beta Ambiental e afirmam não terem recebido seus direitos trabalhistas após o desligamento.

A situação é ainda mais grave, pois a demissão por justa causa impede que esses trabalhadores tenham acesso ao seguro-desemprego e ao saque do FGTS, além de comprometer sua carteira de trabalho. Muitos relatam estar enfrentando dificuldades financeiras devido à falta de pagamentos e benefícios que lhes são devidos.

Os motoristas e coletores de lixo também cobram posicionamento do prefeito, que durante a transição para a nova empresa, havia prometido garantir todos os direitos trabalhistas dos funcionários. Até o momento, não houve um acordo satisfatório para ambas as partes, e os trabalhadores continuam em busca de soluções para suas demandas.

OUTRO LADO.

A administração municipal informou que notificou a empresa.

"A Prefeitura de São José dos Campos foi surpreendida, na manhã desta segunda-feira, com a paralisação do serviço de coleta de resíduos sólidos da empresa Eco Liberty, por iniciativa do Sindicato dos Motoristas.  A Prefeitura está notificando a empresa para que sejam apresentadas as justificativas da paralisação".

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.