LUTO NO BRASIL

Morre o desenhista Ziraldo, 91 anos, criador de 'O Menino Maluquinho'

Informação foi confirmada pela família na tarde deste sábado (6)

Por Da redação | 06/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução

Ziraldo morreu dormingo em casa, segundo a família
Ziraldo morreu dormingo em casa, segundo a família

Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens icônicos como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado (6).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Ziraldo morreu dormindo, quando estava em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, por volta das 15h.

Também chargista, caricaturista e jornalista, ele foi um dos fundadores, nos anos 1960, do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil.  Ele escreveu mais de 200 livros durante a carreira.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou a infância. Mais velho de uma família com sete irmãos, foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). Leitor assíduo desde a infância, teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”.

Iniciou a carreira nos anos 1950, na revista “Era uma vez...”. Em 1954, passou a fazer uma página de humor no mesmo “A Folha de Minas” em que havia estreado.

Seu maior sucesso, “O Menino Maluquinho”, saiu em 1980. É considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos. Ele também criou os personagens Jeremias, O Bom; Supermãe e Mineirinho.

EXPOSIÇÃO.

Após uma temporada de sucesso no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, que atraiu mais de 65 mil visitantes, a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” chegou ao CCBB do Rio de Janeiro em 6 de março. A mostra, que vai ficar até 13 de maio, é uma celebração em homenagem ao artista.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.