BOM CONSELHO

Eleições: Ortiz deixará PSDB e disputará a Prefeitura de Taubaté pelo Republicanos

Em março, com aproximação do Republicanos ao ex-prefeito, governo Saud já havia demitido um secretário indicado pelo partido; com filiação, Ortiz deixa de ser suplente de deputado

Por Julio Codazzi | 02/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté

Divulgação

Ortiz Junior, ao centro, entre Roberto Carneiro e Marcos Pereira, na reunião de março
Ortiz Junior, ao centro, entre Roberto Carneiro e Marcos Pereira, na reunião de março

O ex-prefeito de Taubaté Ortiz Junior deixará o PSDB e irá concorrer ao Palácio do Bom Conselho pelo Republicanos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Segundo apuração da reportagem, a filiação ao novo partido foi sacramentada nessa segunda-feira (1º) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é o segundo vice-presidente estadual do partido. O anúncio oficial deve ocorrer até o fim dessa semana.

No dia 8 de março, o ex-prefeito já havia participado de uma reunião em São Paulo com o presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro, e também com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira. Na ocasião, havia ficado definido que o Republicanos integraria a coligação de apoio a Ortiz, mas a filiação do então tucano à legenda ainda não havia sido decidida - outra opção aventada era de ir para o PSD.

Filho do ex-prefeito José Bernardo Ortiz, que foi um dos principais nomes do PSDB na região, Ortiz Junior havia construído toda a sua trajetória política no partido. Disputou cinco eleições pela sigla: três para prefeito, em 2008, 2012 e 2016, tendo vencido as duas últimas; e duas para deputado estadual, em 2008 e 2022.

Na eleição de 2022, ficou como primeiro suplente do PSDB na Assembleia Legislativa. A possibilidade de assumir como deputado estadual, aliás, era o único motivo que segurava Ortiz no partido. Com a mudança para o Republicanos, ele abrirá mão dessa chance.

GOVERNO.
O Republicanos foi da base de apoio ao governo Ortiz durante os oito anos de mandato no Bom Conselho, de 2013 a 2020. Na eleição de 2020, no entanto, a legenda apoiou a candidatura de José Saud, na época no MDB e hoje no PP, que acabou eleito prefeito.

Em março, após o Republicanos sacramentar que apoiaria a candidatura de Ortiz esse ano, Saud exonerou o secretário de Esportes, Marco Antonio Olivatto, que havia sido indicado pelo partido.

A vice-prefeita, Adriana Mussi, que está no Republicanos desde 2021, trocará o partido pelo PP e será candidata a vereadora esse ano.

IMPACTO.
O Republicanos conta atualmente com três vereadores na Câmara, sendo dois que integravam a base de apoio ao governo Saud (Nunes Coelho e Douglas Carbonne) e uma parlamentar de oposição (Vivi da Rádio).

Vivi cogitava deixar o partido, mas seguirá no Republicanos após a filiação de Ortiz, de quem é aliada. Presidente municipal da legenda, Nunes também permanecerá. Já Carbonne deve trocar o Republicanos pelo Solidariedade, que lançará a ex-vereadora Loreny para a disputa pelo Bom Conselho.

Outro vereador, Diego Fonseca, havia trocado o PSDB pelo Republicanos nessa janela partidária, mas desistiu de permanecer devido à filiação de Ortiz. Com isso, migrou novamente, dessa vez para o PL, que deve ter candidato próprio à Prefeitura - os nomes estudados são Capitão Souza e Marcia Silva.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.