INVESTIGAÇÃO

Após derrotas em duas instâncias, Saud pede que STJ suspenda a CPI da Saúde, em Taubaté

Recurso repete argumentos que já foram negados pela Vara da Fazenda Pública de Taubaté, em 2023, e pela 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, em três ocasiões

Por Julio Codazzi | 25/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Taubaté

Divulgação

O prefeito de Taubaté, José Saud
O prefeito de Taubaté, José Saud

Após receber negativas na primeira e na segunda instâncias, o prefeito de Taubaté, José Saud (PP), solicitou que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspenda a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) aberta no ano passado pela Câmara para investigar as denúncias de irregularidade relacionadas às terceirizações promovidas na saúde.

Clique aqui para fazer parte do canal de OVALE no WhatsApp e receber as principais notícias da região. E clique aqui para participar também na nossa comunidade no WhatsApp

Na nova apelação, Saud repete os argumentos que já foram negados pela Vara da Fazenda Pública de Taubaté, em setembro de 2023, e pela 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, em outubro do ano passado e em janeiro e fevereiro desse ano.

Ainda não há previsão de quando o STJ irá analisar o novo recurso do prefeito de Taubaté.

AÇÃO.
Na ação, protocolada em setembro do ano passado, Saud alega que o requerimento que pediu a abertura da comissão não teria delimitado o fato a ser investigado, que o prazo para conclusão dos trabalhos violaria o princípio constitucional da duração razoável dos processos, que as diligências teriam avançado sobre entidades privadas e também que teria havido violação ao princípio da ampla defesa. O prefeito pede que, ao fim do processo judicial, a CPI seja anulada.

No mesmo mês, o juiz Jamil Nakad Junior, da Vara da Fazenda Pública de Taubaté, rejeitou o pedido de paralisação da CPI, com a afirmação de que "não cabe ao Judiciário, muito menos em sede de cognição limitada, sumária, suspender os trabalhos de investigação, já que, a princípio, todos os requisitos para a sua instauração e processamento foram observados".

A 13ª Câmara de Direito Público do TJ já emitiu três decisões desfavoráveis ao prefeito - em outubro de 2023, de forma liminar, em janeiro de 2024, na análise do mérito do primeiro recurso, e em fevereiro, em um segundo recurso. Ao analisar o mérito da primeira apelação, o desembargador Spoladore Dominguez, relator do processo, apontou que "o requerimento que deu ensejo à criação da CPI" delimita "o âmbito da atuação parlamentar", conforme "justificativa devidamente apresentada", que "a apuração dos fatos é prerrogativa do órgão apurador, não havendo qualquer irregularidade de iniciativa em tal proceder", e que "tendo em vista tratar-se de mera investigação, com natureza inquisitiva, não há que se falar em afronta aos princípios do contraditório e ampla defesa".

COMISSÃO.
Criada em fevereiro do ano passado, a CPI centrou os trabalhos inicialmente em duas ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo Ministério Público em junho e julho de 2022. A primeira ação tem como foco o contrato emergencial firmado entre Prefeitura e Iesp (Instituto Esperança) para disponibilizar médicos para as quatro unidades de urgência e emergência do município. A segunda ação aponta supostas irregularidades nas licitações para terceirizar a gestão dessas unidades.

Nessas ações, a Justiça determinou a quebra dos sigilos fiscal, bancário e de dados de Saud, do ex-secretário de Saúde Mário Peloggia, do ex-secretário adjunto de Saúde Fabricio Velasco, do ex-diretor de Saúde Fabio Cruz, do Iesp e do INCS (Instituto Nacional de Ciência da Saúde). Todos os denunciados negaram à Justiça qualquer irregularidade.

Dos quatro réus ligados à Prefeitura, três seguem na administração municipal: o prefeito José Saud, cujo mandato se encerra em dezembro desse ano; Mário Peloggia, que saiu do comando da Secretaria de Saúde no fim de dezembro de 2023 e, em fevereiro de 2024, foi nomeado secretário da Fazenda; e Fabio Cruz, que é servidor de carreira desde 2012 e atualmente ocupa o cargo comissionado de ouvidor geral. Já Fabricio Velasco deixou o cargo logo após as denúncias do MP.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.