FRAN GALVÃO

Multiplicação de guarda-roupa

Parafraseando Carlos Drumond de Andrade, acredito que “a roupa não é só cartão de visita, é carta aberta para ser lida até por analfabetos”

Por Fran Galvão | 23/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Consultora de Imagem e Estilo

Um dos grandes retornos que recebo de minhas clientes e alunas é sobre minha capacidade de olhar para o guarda-roupa delas, respeitando o acervo que encontro e acima de tudo traduzinho a essência que muitas vezes elas deixaram de lado.

Parafraseando Carlos Drumond de Andrade, acredito que “a roupa não é só cartão de visita, é carta aberta para ser lida até por analfabetos”.

Mais do que regrinhas, definições e listas (apesar de ter preparado uma na coluna passada), busco olhar para cada mulher de forma única, ajudando-a a revelar quem são, transmitindo sua mensagem através da linguagem das roupas. E claro, incluindo ousadia e borogodó na mesma proporção que elas vão se descobrindo poderosas.

Para isso dois detalhes são superimportantes, saber honrar o acervo da cliente e ter repertorio estético e técnicas para multiplicá-lo. Pensando nisso separei alguns truques de styling para você olhar para o seu guarda-roupa atual com mais carinho, ousadia e com a intenção de multiplicar o uso das peças.

Truques de styling são mudanças simples que fazem toda a diferença no resultado final. Esses truques podem ser a edição de uma nova peça, mas também uma nova forma de usar a mesma roupa de sempre.

  1. Pense além das combinações obvias: “descristalize” suas peças. Tire elas do lugar comum e evite as combinações previsíveis. Misture texturas, estilos, cores de forma inesperada. Acabe com aquelas típicas classificações como “roupa de sair”, “roupa de trabalho”, “roupa para ocasiões especiais”.
  2. Acessórios impactantes: treine o seu olhar para a escolha de acessórios impactantes. Que tal, com o verão batendo a porta, apostar nos lenços, chapéus, uma bolsa diferente, cintos marcantes?
  3. Brinque com as proporções: experimente proporções de peças diferentes como por exemplo peças oversized com acessórios pequenos ou vice-versa. Vale emprestar a camisa do marido para usar com a minissaia. Ou que tal aquela maxi bolsa com um macacão mais ajustado ao corpo?
  4. Fator “Uau”: sabe aquela peça com brilho ou aquela com uma estética mais uau? Aquela que fica guardadinha para uma ocasião especial? Sim, estou me referindo aquela sua saia de paetê, aquele seu vestido de seda ou até aquela sua jaqueta com aplicações. Que tal combiná-las com um tênis ou uma t-shirt criando um efeito hi-low?
  5. Inclua cores e estampas no visual: o verão está chegando e nesta estação fica mais fácil e espontâneo usar cores e estampas, abuse dessa possibilidade. Se você gosta de um visual mais neutro, vale considerar pelo menos um ponto de cor. Ele já consegue conferir mais vida ao seu look e pode estar nos acessórios, no sapato, na maquiagem ou até em um detalhe da roupa.

Pense em incluir pelo menos um destes truques por dia, você perceberá que vestir uma roupa não é só coloca-la sobre o corpo. Fazer uso de pequenas estratégias, por vezes extremamente simples, será capaz de transformar o resultado e sua comunicação não verbal. Não subestime o poder dessas dicas. Experimente e depois me conte.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.