TEATRO EM MINIATURAS

Alunos de Areias terão técnicas de teatro lambe-lambe e farão mostra com grupo de S.José

Grupo Teatro do Imprevisto é referência em teatro de animação

Por Da redação | 11/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / Melissa Rahal

Técnica de teatro em miniaturas, também conhecida como teatro lambe-lambe
Técnica de teatro em miniaturas, também conhecida como teatro lambe-lambe

Alunos da Escola Municipal Antonio Pinto de Carvalho Neto, no centro de Areias, no Vale Histórico, conhecerão nesta semana os encantos da menor modalidade de teatro do mundo: a de miniaturas, também conhecida como teatro lambe-lambe.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Entre quinta e sexta-feira (dias 14 e 15), eles serão conduzidos e capacitados por integrantes do GTI (Grupo Teatro do Imprevisto), de São José dos Campos, a confeccionarem seus próprios personagens e espetáculos em uma oficina, e depois realizarão sua própria mostra ao público da escola.

As atividades fazem parte da circulação do projeto “Miniaturas na Caixa”, contemplado pelo ProAC (Programa Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado. Trata-se da segunda da temporada do projeto, que teve sua estreia em Silveiras, no mês passado.

Referência no Estado nas linguagens de teatro de animação e de bonecos, o GTI ainda realizará duas apresentações do espetáculo homônimo na própria escola: às 14h de quinta-feira, e às 11h de sexta-feira.

MENOR PALCO DO MUNDO.

Em “Miniaturas na Caixa”, quatro tropeiros conduzem o público com suas cantorias até as caixas cênicas, onde serão encenados mini-espetáculos, com cenários e bonecos em miniatura, trilhas ou efeitos sonoros, jogos de luz e sombra, que realçam as histórias e convidam o espectador a uma viagem por símbolos, lendas e outras manifestações presentes na cultura tropeira paulista.

“A técnica é inspirada nos fotógrafos lambe-lambes, que utilizavam máquinas fotográficas em formato de caixas. Assim, o espetáculo é visto por um furo feito na caixa cênica. que permite espiar essa ‘realidade em miniatura”, disse o ator e produtor executivo Ricardo Salem. Cibele Tomaz, Vivian Rau e Izildinha Costa completam o elenco.

Criada na região Nordeste, na década de 80, pelas artistas e baianas Denise do Santos e Ismine Lima, a técnica de teatro lambe-lambe lembra a de antigos fotógrafos, que visitavam praças, feiras livres e outros espaços públicos para fotografar e vender as imagens registradas a partir de suas caixas, apoiadas em tripés.

SERVIÇO

Miniaturas na Caixa: oficina e mini-espetáculos de teatro de miniaturas ou lambe-lambe

Grupo Teatro do Imprevisto, de São José dos Campos

Local: oficina de teatro lambe-lambe, das 8h às 12h, nos dias 14 e 15/3; e espetáculo “Miniaturas na Caixa”, no dia 14, às 14h, e no dia 15, às 11h

Atividades exclusivas para os alunos da escola.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.