JULGAMENTO

TRE mantém desaprovação das contas de campanha de 2020 de Lino Bispo, de São José

Vereador de São José dos Campos cometeu falhas na declaração de despesas com pessoal e de receita estimada; desaprovação das contas não impedirá que Lino dispute novas eleições

Por Julio Codazzi | 29/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Flavio Pereira/CMSJC

Lino Bispo está no quarto mandato na Câmara de São José
Lino Bispo está no quarto mandato na Câmara de São José

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) rejeitou recurso do vereador Lino Bispo (PL), de São José dos Campos, e manteve a decisão de primeira instância que desaprovou as contas de campanha do parlamentar em 2020.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

As contas foram desaprovadas pela Justiça Eleitoral de São José em 2021, após serem apontadas duas irregularidades: a não declaração, em um primeiro momento, de um carro de som que era utilizado na campanha - ao ser questionado no processo, o vereador disse que o veículo era dele mesmo e retificou as contas, declarando uma doação estimada de R$ 2.640 pela utilização do automóvel; e a ausência de lançamento de gastos com pessoal de campanha - com base em fotos das atividades, o juiz concluiu que o número de pessoas que atuaram na campanha de Lino foi maior do que o declarado.

Ao analisar o recurso do vereador, a relatora do processo no TRE, desembargadora Maria Claudia Bedotti, apontou que os documentos apresentados pelo vereador não foram capazes de afastar as irregularidades detectadas na prestação de contas.

A desaprovação das contas não tem impacto na elegibilidade de um político – não impedirá, por exemplo, que Lino Bispo dispute uma nova eleição.

OUTRO LADO.
Procurado pela reportagem nessa quinta-feira (29), Lino Bispo não se manifestou sobre a decisão do TRE, que é definitiva - não cabe mais recurso.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.