INVESTIGAÇÃO

Bolsonaro deve depor à PF em inquérito que apura importunação a baleia em São Sebastião

Ex-presidente terá de explicar se teria se aproximado além do permitido em lei de uma baleia jubarte em um passeio de moto aquática

Por Da redação | 27/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Reprodução

Vídeo mostra moto aquática se aproximando de uma baleia em São Sebastião
Vídeo mostra moto aquática se aproximando de uma baleia em São Sebastião

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu assessor e ex-ministro Fabio Wajngarten são esperados na sede da PF (Polícia Federal) de São Paulo nesta terça-feira (26), às 14h30 e às 15h30, respectivamente, para prestar esclarecimentos no inquérito que apura se o ex-presidente importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática no litoral de São Paulo. A informação é do G1.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O inquérito apura se, em junho do ano passado, em uma visita a São Sebastião, o ex-presidente teria se aproximado do animal além do permitido em lei enquanto pilotava uma moto aquática.

O inquérito foi aberto pela PF em São Sebastião, e o delegado responsável virá à capital fazer as oitivas.

De acordo com a procuradora do MPF (Ministério Público Federal) Marília Soares Ferreira Iftim, vídeos e fotos publicados em redes sociais mostraram o momento em que a mota náutica, de motor ligado, chegou a 15 metros da baleia, que estava na superfície.

Em agosto de 2023, Wagner Teixeira (Avante), vereador de São Sebastião, foi multado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em R$ 2,5 mil pelo mesmo motivo: "molestar de forma intencional uma baleia".

As infrações administrativas cometidas contra o meio ambiente, entre elas ‘molestar de forma intencional qualquer espécie de cetáceo’, estão previstas no decreto federal nº 6.514, de 2008.

A portaria nº 117 do Ibama, de dezembro de 1996, acrescenta que “é vedado a embarcações aproximar-se de qualquer espécie de baleia com motor ligado a menos de 100 metros de distância do animal".

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Maria Rita
    27/02/2024
    Piada! Bom porque faz o povo rir.
  • Carlos Vagner Pereira Dias
    27/02/2024
    Jesus amado!!!! O mundo em brasa. Guerras e mais guerras. O homem lutando para explorar nosso universo. Doenças e fome pelo planeta. O Brasil carecendo de inúmeros projetos sociais para melhorar as condições de milhões de brasileiros. O atual mandatário do país, cagando pela boca em declarações que nos envergonham. Corrupção e mais corrupção e querem saber se Bolsonaro importunou uma baleia???? É isso mesmo???? Por que não convocam os tubarões também?????