ARQUITETURA

Villa Medieval: tudo o que você precisa saber sobre os castelos medievais de São José

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução / Fernando Dias
Complexo de castelos medievais em São José
Complexo de castelos medievais em São José

Em uma imensa área encravada no meio da mata na região sul de São José dos Campos está a Villa Medieval, complexo com dois castelos idealizado e construído pelo engenheiro Fernando de Mendonça, fundador e primeiro diretor do Inpe. Ele completará 100 anos em 2024.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O local vai se transformando em um dos cartões postais da cidade, pela beleza e singularidade das estruturas, todas inspiradas na arquitetura medieval.

As construções têm 4.800 m² (castelo principal) e 1.700 m² (castelo secundário) e foram erguidas em cerca de dois anos. Os castelos abrigam ao todo até 52 quartos, sendo várias suítes, além de capela, estúdio, adega e sala que reconstitui o ambiente da Távola Redonda, do Rei Arthur. Há ainda diversas outras salas decoradas com peças que lembram a Idade Média. O local também vai ganhar um restaurante.

A Villa Medieval de São José fica num grande terreno na Estrada Bezerra de Menezes, no bairro Torrão de Ouro 2, na região sul da cidade.

Trata-se de um local afastado do centro da cidade e quase “escondido”. Quem passa pela frente não vê o que há dentro em razão do enorme muro que circunda a propriedade.

O local tem como objetivo ser um espaço de eventos culturais, plásticos e musicais, empresariais e de lazer, além de abrigar eventos privados.

PROJETO.

A ideia para conceber o projeto nasceu após viagens de Mendonça para conhecer edificações em países como Alemanha, França, Inglaterra, Escócia e Itália, quando ele estava na Europa nos anos 1980 para estudos e trabalhos.

“Onde tinha castelo, eu ia lá ver. Aí, decidi estudar um pouco das especificidades dos castelos medievais”, disse Mendonça, que criou uma escola especialmente voltada a formar marceneiros, serralheiros, pedreiros e toda diversidade de ofícios para que construíssem a estrutura conforme desejava. “Gosto de influenciar jovens a fazerem coisas diferenciadas para o seu futuro”.

Outro projeto que pode virar realidade no complexo de castelos é um jardim em miniatura que emule um famoso jardim do Canadá, perto de Vancouver, que conta com 52 jardineiros e é visitado por 4 milhões de pessoas por ano.

Mendonça pretende fazer uma réplica em menor escala desse jardim com um heliponto, além de uma cafeteria para abrir aos domingos.

“Sonho pequeno ou grande é o mesmo preço zero para quem sonha. Então, porque sonhar pequeno? Aí sonha grande, e dos sonhos grandes você escolhe aqueles que são viáveis”, disse ele em entrevista à TV Aparecida.

Comentários

Comentários