O NOVO OVALE

Artigo: 'Onde houver uma vontade, há um caminho', escreve Fernando Salerno

Diretor-presidente de OVALE destaca a importância da revolução digital anunciada pelo jornal, o principal veículo de comunicação da RMVale

Por Fernando Salerno | 24/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

OVALE

Fernando Salerno, diretor-presidente de OVALE
Fernando Salerno, diretor-presidente de OVALE

Desde o seu lançamento, num domingo de Páscoa, no dia 04.04.2010, em  editorial de capa, este jornal assumiu o compromisso de dar peso equânime entre a versão impressa e a digital. Depois de quase 15 anos, com a operação impressa considerada por diversos especialistas da indústria da comunicação em todo o mundo, uma operação downstream, chegou a hora de dar um passo definitivo rumo ao mundo digital, de se moldar aos novos tempos e converter esse veículo num produto essencialmente digital.

E a razão é simples e matemática: temos 10.000 assinantes do jornal impresso versus 895.907 (oitocentos e noventa e cinco mil, novecentos e sete) leitores/usuários da plataforma digital (Google Analytics). Um universo digital significativamente maior do que o analógico, correspondendo a 90 (noventa) vezes o número de leitores digitais em detrimento do impresso.

A pergunta que remanesce também é simples: se a indústria de jornais está mudando, e essa mudança está sendo conduzida pelos leitores, que apontam que o futuro é iminentemente digital, qual seria a lógica para não se adaptar aos novos tempos e não se reinventar em um cenário digital, preservando o foco de atuação desta empresa no produto impresso? Simplesmente, ela não existe.

Estamos vivendo a época mais emocionante da nossa história e da história do jornalismo profissional, com novas ferramentas, novos modelos de negócio e novas audiências, antes inimagináveis em toda a história.

O processo de transição de OVALE para o paradigma dos negócios digitais é uma oportunidade de ouro. E OVALE, na fronteira da informação, com o seu espírito intrépido e desbravador, se movimenta como um veículo precursor no interior do estado de São Paulo e do país, dando um passo definitivo à frente para se tornar o maior e mais relevante veículo de comunicação online de toda a sua região de atuação, compreendendo o Vale do Paraíba, o Litoral Norte do Estado de São Paulo e a Serra da Mantiqueira.

Na indústria da comunicação, até pouco tempo atrás, a palavra de ordem no contexto da produção conteudística era convergência, a palavra agora é divergência, uma vez que as organizações de notícias precisam distribuir notícias ancoradas em formatos distintos, para públicos distintos, com infográficos animados e vídeorreportagens curtas, com o objetivo de tornar o conteúdo jornalístico mais atrativo para o público leitor e para o anunciante.

 Vamos investir, cada vez mais, com mais ímpeto e mais firmeza ainda, nos princípios da independência, da imparcialidade, da pluralidade e da objetividade jornalística, aumentando o número de jornalistas na nossa redação para que possamos produzir o melhor jornalismo possível, em tempo real, para o maior número possível de pessoas.

Afinal, como aquele provérbio inglês “Where there is a will, there is a way”- onde houver uma vontade, há um caminho - OVALE pretende, em meio às disrupções presentes no século XXI, lançar luzes sobre as bases e possibilidades do jornalismo regional do nosso país. Que sejamos iluminados nessa nova aventura.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jeferson
    03/03/2024
    Concordo com o comentário do José Tadeu Gobbi. Porém, o jornal tem outro desafio igualmente importante. Efetivamente integrar a região, deixando de se a ter somente a São José dos Campos e Taubaté. O leitor de Jacareí, por exemplo, também quer ler e ter conhecimento de questões importantes de sua cidade. O jornal precisa ter amplitude regional de fato. Afinal, somos 39 cidades na RM Vale e não apenas duas.
  • José Tadeu Gobbi
    27/02/2024
    O Vale enfrenta este novo desafio de migrar definitivamente para a plataforma digital com uma marca forte e um legado de jornalismo profissional sério e comprometido com as balizas de independência, pluralismo e compromisso com a verdade e com o leitor, contribuindo com o progresso da região que o acolheu e prestigia. Com a integridade e a credibilidade de sua marca somada a reputação de quem sempre esteve ao lado da democracia e da verdade, o jornal, agora integralmente digital, possui o respeito e a confiança da comunidade a que serve. Longa vida ao bom jornalismo. Longa vida aos heróis que levam a frente a dura batalha pela boa informação e pelo combate a desinformação e as fake news. Longa vida ao O Vale nesta luta para manter os marcos civilizatórios que alcançamos no país e estivemos em vias de perder no passado recente.