SECRETARIADO

Com finanças em crise, Saud nomeia ex-secretário de Saúde para comandar pasta da Fazenda

O dentista Mário Peloggia, que é réu por improbidade administrativa ao lado de Saud, terá a missão de sanar a crise financeira enfrentada pela Prefeitura desde o fim de 2022

Por Julio Codazzi | 23/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté

Divulgação/Unitau

Mário Peloggia foi secretário de Saúde de 2021 a 2023
Mário Peloggia foi secretário de Saúde de 2021 a 2023

O prefeito de Taubaté, José Saud (PP), nomeou nessa sexta-feira (23) o dentista Mário Peloggia para o cargo de secretário municipal da Fazenda.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Peloggia ocupou até o fim de dezembro do ano passado o cargo de secretário de Saúde - foi substituído pelo médico Alexandre Ravagnani Vargas.

O ex-secretário da Fazenda, Marco Antonio Campos, havia sido exonerado do cargo em dezembro, mas continuava a responder pela pasta de forma interina. Agora, Campos passa a ocupar o cargo de diretor de Receita.

SECRETÁRIO.
Em nota, o governo Saud destacou que Peloggia já atuou como pró-reitor de Finanças da Unitau (Universidade de Taubaté).

Pelo período em que atuou como secretário de Saúde, Peloggia é réu em duas ações de improbidade administrativa movidas pelo Ministério Público, que apontam supostas irregularidades em terceirizações do setor.

Essas ações, nas quais o prefeito também é réu, deram origem à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, que foi aberta pela Câmara em fevereiro de 2023 e deve ser concluída esse ano.

SECRETARIADO.
Desde dezembro, Saud exonerou nove secretários: Vera Hilst (Educação), Gabriel Pinelli (Ação Social), Elaine Aparecida de Oliveira Moreira (Governo), Marco Antonio Campos (Finanças), Rodrigo de Oliveira Rodrigues (Obras), Digão (Serviços Públicos), Ricardo Vilhena (Desenvolvimento, Inovação e Turismo), Mário Peloggia (Saúde) e Capitão Souza (Segurança).

Oficialmente, a Prefeitura alegou que as exonerações tiveram "o objetivo de realinhar o governo com vistas a 2024". Aliados do governo, ouvidos pela reportagem sob a condição de anonimato, disseram que as mudanças foram motivadas pelo baixo desempenho de Saud nas pesquisas e sondagens para a eleição desse ano.

Entre junho e julho do ano passado, Saud já havia feito trocas nas pastas de Finanças, de Mobilidade Urbana, de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, de Justiça e Cidadania e de Desenvolvimento, Inovação e Turismo.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Gregory A Valentim
    26/02/2024
    Pelogia é reu em dois processos de Improbidade Administrativa, ao qual as contas do Saud estão bloqueadas, e ainda assim é nomeado para pasta da Fazenda Municipal? A conspurcação do serviço público, essa dupla levou a Saúde municipal ao caos, faltando de tudo, inclusive com fortes indícios de enriquecimento ilícito, agora lotado justamente no caixa municipal? É o que a cartada final? Absurdo, protestamos pela prisão do Saud e do colega!