GOVERNO

Pré-candidato a prefeito pelo PL, secretário de Segurança Pública é exonerado por Saud

Capitão Souza havia sido nomeado para a secretaria após apoiar Saud no segundo turno da eleição de 2020; no primeiro turno, ele havia sido o quarto candidato com mais votos

Por Julio Codazzi | 16/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté

Divulgação

Capitão Souza é cotado para ser candidato a prefeito pelo PL
Capitão Souza é cotado para ser candidato a prefeito pelo PL

O prefeito de Taubaté, José Saud (PP), exonerou nessa sexta-feira (16) o secretário de Segurança Pública, Capitão Souza.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Segundo apuração da reportagem, a motivação foi política: Souza teria afirmado a Saud anteriormente que não seria candidato ao Bom Conselho esse ano e que apoiaria a tentativa de reeleição do prefeito, mas no fim de janeiro OVALE revelou que o secretário permanecia como aposta do PL para o pleito - o que provocou atritos no governo.

Além de Souza, foram exonerados o diretor da pasta (Vanderlei Pereira) e o gestor de Segurança e Vigilância (Felipe Dehon do Prado). O secretário interino será Hamilton José de Oliveira Júnior, que era titular da extinta pasta de Justiça e foi efetivado nessa sexta-feira na pasta de Governo e Relações Institucionais - ele irá acumular, momentaneamente, o expediente das duas secretarias. A reportagem apurou, no entanto, que o futuro titular da Segurança deve ser José Carlos Antunes, secretário adjunto de Serviços Públicos.

REPERCUSSÃO.
Em nota, o governo Saud alegou que "a mudança faz parte da reforma administrativa iniciada em dezembro de 2023 com o objetivo de tornar a máquina pública mais ágil e mais próxima da comunidade".

A Prefeitura afirmou ainda que "a política municipal de Segurança Pública, determinada pelo chefe do Executivo, segue inalterada e como prioridade do governo".

Capitão Souza foi procurado pela reportagem, mas não se pronunciou. Em 2020, pelo PRTB, Souza foi o quarto candidato a prefeito mais votado no primeiro turno. No segundo turno, apoiou Saud, em troca da secretaria.

SECRETARIADO.
Desde dezembro, Saud exonerou nove secretários: Vera Hilst (Educação), Gabriel Pinelli (Ação Social), Elaine Aparecida de Oliveira Moreira (Governo), Marco Antonio Campos (Finanças), Rodrigo de Oliveira Rodrigues (Obras), Digão (Serviços Públicos), Ricardo Vilhena (Desenvolvimento, Inovação e Turismo), Mário Peloggia (Saúde) e, agora, Capitão Souza (Segurança).

Oficialmente, a Prefeitura alegou que as exonerações tiveram "o objetivo de realinhar o governo com vistas a 2024". Aliados do governo, ouvidos pela reportagem sob a condição de anonimato, disseram que as mudanças foram motivadas pelo baixo desempenho de Saud nas pesquisas e sondagens para a eleição desse ano.

Entre junho e julho do ano passado, Saud já havia feito trocas nas pastas de Finanças, de Mobilidade Urbana, de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, de Justiça e Cidadania e de Desenvolvimento, Inovação e Turismo.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.