AUDIOVISUAL

São José sedia 2ª Mostra Eu Mais Velha de Audiovisual em maio; inscrições estão abertas

Inscrições são gratuitas e estarão abertas até 16 de fevereiro

Por Da redação | 30/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Divulgação

Mostra quer proporcionar ao público, por meio de atividades formativas e artísticas, uma rica experiência da cultura popular
Mostra quer proporcionar ao público, por meio de atividades formativas e artísticas, uma rica experiência da cultura popular

De 23 a 26 de maio, São José dos Campos será sede da 2ª Mostra Eu Mais Velha de Audiovisual, que visa reunir e exibir produções audiovisuais que se relacionem com os saberes ancestrais presentes em diversas regiões do Brasil.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

A ideia é proporcionar ao público, por meio de atividades formativas e artísticas, uma rica experiência da cultura popular.

A mostra é uma realização do projeto Eu Mais Velha e do Coletivo Sanã, que valorizam os saberes ancestrais. A intenção é dar visibilidade às produções realizadas por mulheres, como forma de fortalecer o protagonismo das que pertencem às comunidades tradicionais.

Financiada pelo FMC (Fundo Municipal de Cultura) de São José dos Campos, a mostra tem na liderança a artista, pesquisadora e produtora cultural Bianca Sevciuc, do projeto Eu Mais Velha, a antropóloga Mariana Mendonça e a pesquisadora e produtora cultural Laís Araújo, do Coletivo Sanã.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a mostra são gratuitas e estão abertas até 16 de fevereiro, devendo ser feitas pela internet, mediante preenchimento de uma ficha. CLIQUE AQUI

Serão aceitos filmes produzidos e finalizados até 2020 de todos os gêneros, que demonstrem a ligação do olhar, da memória e da trajetória das guardiãs dos saberes tradicionais e populares com as tecnologias do cuidado e da matrilinearidade, com a natureza e a comunidade; ou que se relacionem com o tema na narrativa cinematográfica e audiovisual.

Para a seleção, será dada preferência aos filmes com acessibilidade (legendagem, audiodescrição e Libras). O regulamento completo pode ser acessado pela internet. CLIQUE AQUI

CONVIDADAS

Foram convidadas para participar do evento algumas mestras e guardiãs de saberes, cujas biografias foram registradas e suas histórias e ensinamentos se tornaram produções audiovisuais.

Já estão confirmadas as mestras Ana Maria Carvalho (Curupuru/MA – São José dos Campos), Adélia Prado (Barra do Piraí/RJ – São José dos Campos), Parteira Valdeci Santana (Serra Grande/BA) e Nádia Tupinambá (Aldeia Tukum – Ilhéus/BA).

Elas participarão de mesas redondas para falar sobre diferentes temáticas, como economia do cuidado, o matriarcal ancestral e os futuros possíveis, entre outros assuntos relacionados à mostra.

Além das mestras convidadas, também participarão da mostra representantes de instituições que desenvolvem projetos correlatos com o tema abordado. Eles exibirão seus trabalhos, conversarão com o público, realizarão oficinas e masterclass.

Confira quem são: Coletivo Etinerâncias, Coletivo Macamba N’Goma, Aranda Santana – Maloca Dendê, Priscila Tapajowara, Marcília Cavalcante, André Piruka, Jorge Neri, Bruna Tau, Grupo de Jongo Mistura da Raça.

PROGRAMAÇÃO

A programação prevê uma série de atividades nos quatro dias de realização da mostra, nos seguintes locais: Cine Santana, Teatro Benedito Alves, Parque Vicentina Aranha e Ponto de Cultura Jongo Mistura da Raça.

Projetos Parceiros: exibição de audiovisuais de projetos de produtores parceiros, que também participarão das oficinas, mesas redondas e masterclass.

Filmes Selecionados: exibição (não competitiva) dos filmes selecionados (documentários, ficção, videoclipes e todas expressões do audiovisual).

Masterclass e Oficinas: com Júlio Hazeck (São José dos Campos/SP); além de representantes de diferentes entidades que já têm projetos produzidos.

Rodas de Conversa: com autores das produções selecionadas e representantes de diferentes entidades que já têm projetos produzidos.

Mesas Redondas: com mestras e guardiãs de saberes convidadas.

Apresentações musicais: do grupo de Jongo Mistura da Raça (Barra do Piraí/RJ - São José dos Campos).

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.