NEGÓCIOS

A importância da gestão financeira bem estruturada para o sucesso empresarial em 2024

Leonardo Brumati, consultor financeiro, explica como gerir o próprio negócio

Por Leonardo Brumati | 29/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Leonardo Brumati
Leonardo Brumati

À medida que o ano se inicia, empresas de diversos setores estão concentrando esforços para garantir um 2024 positivo. Por um lado, há quem já se organizou e esteja “pronto para o ataque”. Em contrapartida, a falta de planejamento já está surtindo efeitos em algumas pessoas.

Pensando nisso e no contexto de negócios, muitos empresários têm encontrado na gestão financeira terceirizada a solução para assegurar uma organização eficiente e o bom funcionamento de sua gestão.

Mas, antes disso, é necessário dar uma contextualizada sobre o cenário empresarial do país.

No Brasil, o tempo médio para abertura de empresas é de 1 dia e 3 horas. De acordo com o Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 3.868.687 empresas foram abertas em 2023 e há 20,8 milhões de empresas ativas no país.

No entanto, quase metade desses empreendimentos encerram suas atividades em até três anos, destacando a necessidade urgente de uma gestão eficiente.

A Importância da gestão financeira eficiente:

A falta de uma gestão eficiente, especialmente no que diz respeito à vida financeira da instituição, é apontada como uma das principais razões para o fechamento precoce dessas empresas. O processo de gestão financeira terceirizada, oferecido por organizações especializadas, surge como uma solução abrangente, englobando serviços contábeis, controle de despesas, processamento de folha de pagamento e planejamento fiscal.

Vantagens da terceirização financeira:

Como consultor financeiro e fundador da Core Business, destaco as principais vantagens em contratar serviços de gestão financeira terceirizada: redução de custos, eficiência operacional, foco no negócio principal, menores riscos trabalhistas e economia de tempo.

Os perigos da má gestão financeira:

A negligência em relação aos processos de compras e a obsessão pelo aumento do faturamento a qualquer custo são identificados como erros significativos na gestão financeira das empresas. Esse equívoco pode resultar no encerramento de atividades, como evidenciado pelos dados do Mapa de Empresas, que registrou 163.380 empresas extintas no ano passado.

Desafios e recomendações na terceirização financeira:

Clientes enfrentam dificuldades na verificação de precificação e na gestão da cadeia de suprimentos, onde a rentabilidade está intrinsecamente relacionada a compras bem gerenciadas. Ao escolher uma empresa de terceirização financeira, sugiro verificar as recomendações de contatos confiáveis e avaliar a satisfação do círculo de relacionamentos com os serviços prestados.

Estudo de Caso: CoreBusiness e seu impacto positivo

A CoreBusiness já movimentou mais de R$ 20 milhões em ativos, proporcionando tranquilidade aos clientes na gestão de seus negócios. Entre os clientes notáveis estão Tree Liss, OP Telecom, UZ Com, Terrasemen Nutrição Animal e Clínica Nogueira, destacando a eficácia da gestão financeira terceirizada na obtenção de resultados positivos.

Diante do cenário empresarial dinâmico e desafiador, a gestão financeira terceirizada emerge como uma estratégia essencial para as empresas garantirem um 2024 com saldo positivo. Ao adotar esse modelo, os empresários podem concentrar-se em suas operações principais, enquanto especialistas cuidam das complexidades financeiras, promovendo eficiência, redução de riscos e, consequentemente, o sucesso sustentável no mundo dos negócios.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.