ELEIÇÕES

Em meio a desistências e novos nomes, disputa pelo Bom Conselho tem 14 pré-candidatos

Eleição municipal desse ano em Taubaté pode repetir a disputa de 2000, quando pleito opôs o então prefeito e dois ex-prefeitos

Por Julio Codazzi | 26/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Taubaté

Caique Toledo/OVALE

Palácio do Bom Conselho, sede da Prefeitura de Taubaté
Palácio do Bom Conselho, sede da Prefeitura de Taubaté

Em meio a desistências e ao surgimento de novos nomes, a corrida pela Prefeitura de Taubaté tem 14 pré-candidatos atualmente, faltando pouco mais de oito meses para a eleição.

Assim como ocorreu em 2000, a disputa deve reunir o prefeito em busca de reeleição - José Saud, que no fim de 2023 trocou o MDB pelo PP - e dois ex-prefeitos - Salvador Khuriyeh (PT), que comandou a cidade de 1989 a 1992, e Ortiz Junior (PSDB), mandatário de 2013 a 2020.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O PL, partido que terá a maior parcela do fundo eleitoral esse ano e tem a meta ambiciosa de eleger 1.500 prefeitos em 2024, já definiu que terá candidato ao Palácio do Bom Conselho, mas ainda falta definir o nome - os mais cotados são Capitão Souza, que é o atual secretário municipal de Segurança Pública, e Eduardo Cursino, que foi secretário no governo Ortiz.

A ex-vereadora Loreny, que chegou ao segundo turno em 2020 pelo Cidadania, deve concorrer novamente, mas dessa vez pelo Solidariedade.

Outros dois candidatos em 2020 também devem concorrer outra vez à Prefeitura: o professor Ronaldo Santos, que permanece no PSOL, e o engenheiro Chico Oiring, que era do antigo PSC e agora está no Mobiliza (antigo PMN).

Também pretendem ser candidatos o ex-vereador João Vidal (PSB), o ex-deputado estadual Sérgio Victor (Novo), o advogado Antonio Jorge (DC) e a vereadora Vivi da Rádio (Republicanos).

Outros dois pré-candidatos estão filiados atualmente ao PSDB, que deve lançar Ortiz Junior, e estudam mudar de partido para poder concorrer à Prefeitura: o vereador Diego Fonseca e o engenheiro Johnny Oliveira, que também foi secretário no governo Ortiz.

DESISTÊNCIAS.
Dos nomes que se colocavam como pré-candidatos até o ano passado, seis desistiram da disputa. No Republicanos, a vice-prefeita Adriana Mussi pretende buscar uma vaga na Câmara. Já o ex-vereador Guará Filho saiu da vida política.

O Podemos, que tinha como pré-candidatos o ex-deputado estadual Padre Afonso e o professor Gabriel Pinelli, decidiu apoiar Ortiz.

O ex-vereador Digão, que pretendia concorrer pelo PP, irá apoiar Saud, que se filiou à sigla. Fabiano Vanone, que estava sem partido, desistiu de disputar a Prefeitura.

REPETIÇÃO.
Dos 14 pré-candidatos para a corrida à Prefeitura de Taubaté esse ano, sete disputaram a eleição municipal em 2020. Saud foi eleito ao derrotar Loreny no segundo turno - ele teve 65,01% dos votos válidos (92.770 votos) contra 34,99% dela (49.942 votos).

No primeiro turno, Eduardo Cursino ficou em terceiro lugar, com 23,74% dos votos válidos - 2.373 a menos do que Loreny. Na sequência ficaram Capitão Souza, com 13,35%, e Salvador Khuriyeh, com 6,48%.

Ronaldo Santos ficou em sétimo lugar, com 0,58% (836 votos no total). Chico Oiring ficou em último lugar entre os 10 candidatos, com 0,14% (197 votos).

Fabiano Vanone, que desistiu de concorrer esse ano, ficou em sexto lugar em 2020, com 0,88% (1.261 votos).

HISTÓRICO.
Caso as candidaturas de José Saud, Ortiz Junior e Salvador Khuriyeh sejam confirmadas para o pleito desse ano, se repetirá o cenário da disputa em 2000, quando a eleição opôs o então prefeito e dois ex-prefeitos.

Naquele ano, o então prefeito era Mario Ortiz e os ex-prefeitos eram José Bernardo Ortiz (pai de Ortiz Junior, que já havia comandado a cidade de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996) e Salvador Khuriyeh.

Na ocasião, em turno único, Bernardo Ortiz foi eleito para um terceiro mandato, com 44,59% dos votos válidos, à frente de Mario Ortiz, com 34,87%, e Khuriyeh, com 14,39%.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.