SECRETARIADO

Ex-Defesa Civil, Elcio Ferreira é efetivado por Saud na Secretaria de Serviços Públicos

Ferreira já comandava a pasta de forma interina desde a primeira quinzena de dezembro, após exoneração do ex-secretário Digão; novo secretário já teve atrito com Capitão Souza

Por Julio Codazzi | 22/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté

Reprodução/Facebook

Elcio Ferreira, José Saud e José Carlos Antunes
Elcio Ferreira, José Saud e José Carlos Antunes

Elcio Ferreira, que desde o dia 13 de dezembro comandava interinamente a Secretaria de Serviços Públicos de Taubaté, foi efetivado no cargo pelo prefeito José Saud (PP).

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Com isso, Ferreira deixou o cargo comissionado de secretário adjunto da pasta - ele estava acumulando as duas funções. O novo secretário adjunto será José Carlos Antunes.

O governo Saud alegou que Ferreira foi efetivado "porque, durante o período em que respondeu pelo cargo, ele se mostrou muito atuante, dando dinamismo à pasta e atendendo às expectativas da administração municipal".

ATRITO.
Ferreira presidiu o PRTB de Taubaté de junho a dezembro de 2020. De outubro de 2021 a abril de 2022, a legenda foi presidida por Antunes.

Em 2020, o PRTB lançou Capitão Souza para a Prefeitura. Após apoiar Saud no segundo turno, Souza foi nomeado secretário de Segurança Pública em 2021. Depois de assumir o cargo, indicou Ferreira e Antunes para serem diretor e gestor da Defesa Civil, respectivamente.

Em março de 2022, Souza migrou do PRTB para o PL, para ser candidato a deputado federal. Com isso, Ferreira e Antunes deixaram o PRTB. Em novembro daquele ano, após Ferreira e Antunes apoiarem outros candidatos a deputado federal, eles foram exonerados dos cargos na Defesa Civil a pedido de Souza. A dupla retornou posteriormente ao governo, mas em outras secretarias.

SECRETARIADO.
Desde dezembro, Saud exonerou oito secretários: Vera Hilst (Educação), Gabriel Pinelli (Ação Social), Elaine Aparecida de Oliveira Moreira (Governo), Marco Antonio Campos (Finanças), Rodrigo de Oliveira Rodrigues (Obras), Digão (Serviços Públicos), Ricardo Vilhena (Desenvolvimento, Inovação e Turismo) e Mário Peloggia (Saúde).

Oficialmente, a Prefeitura alegou que as exonerações tiveram "o objetivo de realinhar o governo com vistas a 2024". Aliados do governo, ouvidos pela reportagem sob a condição de anonimato, disseram que as mudanças foram motivadas pelo baixo desempenho de Saud nas pesquisas e sondagens para a eleição de 2024.

Entre junho e julho do ano passado, Saud já havia feito trocas nas pastas de Finanças, de Mobilidade Urbana, de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, de Justiça e Cidadania e de Desenvolvimento, Inovação e Turismo.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.