DENGUE

Casos de dengue explodem no Vale e põem cidades em alerta; prefeituras reforçam ações

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Claudio Vieira / PMSJC
Operação de combate ao mosquito Aedes aegypti em São José
Operação de combate ao mosquito Aedes aegypti em São José

A dengue explodiu nas principais cidades do Vale do Paraíba, neste começo de ano, com aumento exponencial de casos confirmados na comparação com o ano passado, bairros em alerta e risco de epidemia. A situação também é preocupante em Campinas.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos informou que foram registrados 229 casos de dengue nos 16 primeiros dias de janeiro de 2024. Trata-se de 14 vezes mais do número de casos registrados no mesmo período de 2023: 16.

Para evitar o alastramento da doença, os agentes de combate às endemias intensificaram as ações de combate à dengue em São José, inclusive com visitas às residências no período noturno, até as 20h.

“É essencial a colaboração dos munícipes, redobrando os cuidados e sendo cordiais com os agentes, deixando que entrem nas casas para avaliação dos quintais, vasos de plantas e ralos. Eles estão trabalhando para garantir a saúde de todos”, disse Margarete Correia, secretária de Saúde de São José.

Com 348 casos positivos de dengue neste ano, até 15 de janeiro, contra três no mesmo período do ano passado, Jacareí confirmou a primeira morte por dengue na região.

Trata-se de um homem de 84 anos que apresentava comorbidades e morreu no dia 4 de janeiro, segundo a Vigilância Epidemiológica. A cidade intensificou as visitas casa a casa.

"A prefeitura alerta, faz campanhas e orienta os munícipes, que também devem fazer a sua parte, descartando corretamente o lixo e não mantendo recipientes com água parada. Este desafio só será vencido se todos realizarem ações práticas e simples contra a dengue”, afirmou a secretária de Saúde de Jacareí, Rosana Gravena.

Em Taubaté, os casos saltaram de 10 positivos em 2023 para 244 neste ano. A cidade também reforçou as ações de prevenção.

CAMPINAS

Boletim da Secretaria de Saúde de Campinas aponta dez áreas na cidade em alerta para a doença em virtude do alto potencial de transmissão. Os bairros foram selecionados em razão dos casos confirmados ou suspeitos nos últimos sete dias.

O objetivo é mobilizar a população para mais cuidados. Entre as localidades, estão Bairro das Palmeiras (leste), Cidade Universitária 1 e 2 (norte) e Vila Aeroporto (sudoeste).

Comentários

Comentários