Após 18 meses do início da construção da Via Jaguari, que ligará a região norte ao centro de São José dos Campos, a obra atingiu 57,06% de execução - isso a menos de seis meses da data prevista para a conclusão: 23 de junho de 2024.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
Pelo cronograma do contrato assinado em junho de 2022 com a empresa Compec Galasso, o percentual de execução ao fim do 18º mês já deveria ser de 81,49%.
Apesar da defasagem, a Prefeitura alega que a execução da obra "está compatível com o esperado" pela complexidade do serviço e que a previsão de conclusão está mantida (leia mais abaixo).
IMPASSE.
A intenção de construir a via foi anunciada pelo então prefeito Felicio Ramuth (PSD) em março de 2018. No entanto, apenas em maio de 2019, após a publicação do primeiro edital da obra, a Prefeitura protocolou na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) o pedido de avaliação ambiental do projeto.
Em maio de 2020, a Prefeitura chegou a assinar um primeiro contrato para a obra, com a empresa DP Barros, no valor de R$ 32,4 milhões. Porém, como o projeto da via teve que ser alterado por exigências da Cetesb, esse contrato foi rescindido amigavelmente em fevereiro de 2022 e uma nova licitação foi aberta.
Essa segunda licitação foi vencida pela empresa Compec Galasso, com valor de R$ 52,3 milhões – um aumento de 61,41% sobre o valor do contrato anterior. O processo de licenciamento ambiental foi concluído apenas no fim de outubro de 2022.
OBRA.
A obra, que será viabilizada por meio de convênio entre Prefeitura e Estado, tem prazo de 24 meses para execução. O serviço inclui a implantação da via entre as estradas do Jaguari e da Petybon, construção de ponte e recapeamento.
O projeto está dividido em dois trechos. O primeiro será o recapeamento de 1,8 quilômetro que se estende da Estrada do Jaguari (SJC-070) pela Estrada da Petybon (SJC-247) até o acesso à fábrica da J. Macedo.
Nesse ponto começa a implantação da Via Jaguari, com 3,8 quilômetros, cruzando o Rio Paraíba do Sul - a ponte terá 240 metros de comprimento, 11,2 metros de largura e 10 metros de altura - em traçado paralelo à via férrea, até a Via Norte.
CRONOGRAMA.
Questionada sobre o atraso no cronograma, a Prefeitura alegou que "o avanço físico da obra está compatível com o esperado, levando em conta a complexidade das ações iniciais demandadas pelo licenciamento ambiental e que reduziram o ritmo das obras nos primeiros meses".
O município afirmou ainda que "o prazo está mantido" - ou seja, que espera que a obra seja concluída até 23 de junho de 2024.
“Os aterros de sobrecarga já estão em vias de ser retirados, já foram iniciados serviços de drenagem assim como a recuperação do pavimento da estrada da Petybon. As travessas da ponte já estão em execução e 30 das 36 vigas longarinas já estão concretadas. O lançamento deverá ocorrer ainda no primeiro trimestre”.
MELHORIA.
Segundo a Prefeitura, a Via Jaguari "visa melhorar a interligação entre a região norte e a região central da cidade através da criação de um novo acesso, reduzindo o tráfego de caminhões dentro dos bairros da região norte, o que promoverá melhoria no trânsito e mais segurança a moradores e motoristas".
"A redução do movimento de veículos pesados nas vias internas dos bairros residenciais acarretará melhor escoamento do trânsito, evitando períodos prolongados de espera durante o trajeto e culminando indiretamente em melhoria da qualidade de vida da população local", concluiu o município.
Comentários
5 Comentários
-
Anônimo da Região Norte 15/01/2024Na vdd prefeitura está falando que é para melhorar trânsito na Região Norte..... MENTIRA !!! A intenção é criar outra saída para o Urbanova ( segunda fase desta obra ) a qual se encontra cada dia mais saturada. -
Júlio 14/01/2024E a via leste? Em que pé anda essa via que ligaria o viaduto Cambuí , sobre a Dutra, passando por Jd diamante,vista verde e Jd americano , chegando na Tancredo Neves. Vi a maquete eletrônica no YouTube. Mas máquinas e homens fazendo a tal via , nada . -
Antonio Carlos Cardoso 14/01/2024A prefeitura perdeu uma boa oportunidade de facilitar o acesso de todo trânsito da zona norte se fizesse uma ponte sobre a linha de trem próximo do Rio Paraíba, ligando a vila dos Pinheiros passando em frente ao condomínio por do sol, mas a vocês nem tem força política não é senhor perfeito, assim como um acesso ao bairro Urbanova, descongestionando o volume de carros no período da manhã acessando a subida da avenida São José. Quem viver verá o travamento na região do banhado no período da manhã. -
Venildo Teixeira 14/01/2024Esperamos que essa obra não demore mais do que o esperado -
Laurence Benatti 13/01/2024Como é? Ligar Região Norte ao Centro pela Via Jaguari? Vocês estão brincando?