JOSÉ LUIZ

Semana de Design de São Paulo aposta na economia criativa

Por Marcos Eduardo Carvalho (interino) | Colunista social
| Tempo de leitura: 2 min
Fabiano Sanches/Divulgação
Lauro Andrade
Lauro Andrade

A DW! Semana de Design de São Paulo já tem data marcada para a sua 13ª edição, em 2024.  Maior evento do segmento da América Latina e um dos mais renomados do calendário internacional do setor, ocorrerá entre 14 e 24 de março.

Concebida há mais de uma década pelo empresário Lauro Andrade, DW! é um festival urbano de design que tem como propósito, através da cultura da área e de suas conexões, dialogar com o próprio movimento da cidade, com o propósito de promover uma mudança na sociedade de forma individual e coletiva. Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia e outros temas da economia criativa se unem nessa proposta plural e diversa.

Não apenas pelos endereços renomados e conhecidos do design em São Paulo, DW! se destaca por ocupar e propor encontros e visitas em espaços públicos – casarões, edifícios, lojas, hotéis, shoppings, museus, instituições de ensino e locais icônicos da metrópole – por meio de uma curadoria que eleva e democratiza o acesso ao design, relacionando-o com a cidade. Em 2024, mais do que uma vitrine de novidades, criatividade e negócios do setor, o festival segue em constante movimento com ações que primam pela diversidade e autenticidade nas diferentes práticas da criação.

Além de gerar valor e trazer destaque para o design nacional, transformando-se em referência no mercado mundial, DW! não se limita a ser contemplativa: tem em sua gestão o legado de inspirar, proporcionar experiências e possibilitar novos negócios, atravessando a chamada quarta parede da carpintaria teatral e levando conhecimento e know-how de seus expositores e marcas para as ruas. Elas se tornam cenário e palco de instalações e intervenções artísticas pontuais e eventos gratuitos – oficinas, palestras, feira de negócios, festas e workshops – que dialogam com os mais diversos públicos, pavimentando o caminho de acesso à informação. Isso sem contar que, enquanto evento inserido no calendário internacional, colabora com o turismo na cidade, movimenta a economia local e gera empregos.

Depois de contabilizar 228 eventos e 124 expositores em 7 distritos presenciais e 1 digital no ano passado, em 2024 a DW! apresentará algumas inovações. Entre elas, adianta Lauro Andrade, serão incluídos na programação o que se convencionou de Preview Days, que irão ocorrer em 14 e 17 de março. “Somos uma grande mostra de criações e inovações do fazer criativo que já entrou no calendário mundial. Por meio de lançamentos e ações que serão apresentadas ao público, profissionais do trade, imprensa, formadores de opinião e influenciadores, queremos reforçar, ao longo de toda a programação, o que compreendemos por design. Além da questão estética de seu conceito, para nós significa buscar e concretizar soluções para a sociedade unindo diversos mundos”, antecipa.

Comentários

Comentários