ADMINISTRAÇÃO

Com trocas na Educação e na Ação Social, Saud dá início a ‘reforma’ no secretariado

Nos bastidores do governo, expectativa é de que dança das cadeiras atinja até 10 das 18 secretarias; baixa aprovação do prefeito em pesquisas seria o motivo das mudanças

Por Julio Codazzi | 12/12/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Taubaté

Caique Toledo/OVALE

Lateral da Prefeitura de Taubaté
Lateral da Prefeitura de Taubaté

Com mudanças nas pastas de Educação e de Ação Social, o prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), deu início nessa terça-feira (12) a mais uma mudança no secretariado - que promete ser mais abrangente do que as anteriores.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Vera Hilst, que estava no comando da Secretaria de Educação desde fevereiro de 2022, deixou o cargo - ela será substituída interinamente pela diretora executiva da pasta, Suellen Patareli Miragaia. Na Ação Social, Gabriel Pinelli, que integrava o governo desde 2021, deixou o cargo de secretário - a substituta provisória será a assistente social Isabel Pastorelli.

Hamilton José de Oliveira Júnior deixou o comando da Secretaria de Justiça e Cidadania, que foi extinta - ele foi nomeado diretor de Governança. Outros quatro secretários adjuntos foram exonerados: Marcelo Cosentini (Educação), Alexandre Magno (Serviços Públicos), Marcelo Azevedo San Martin (Planejamento) e Carlos Cesar Rafaeli Munhoz (Saúde).

REFORMA.
Em nota, a Prefeitura alegou que "as exonerações fazem parte de um processo de reforma administrativa cujo objetivo é adequar o governo Saud para o exercício de 2024".

Aliados do governo, ouvidos pela reportagem sob a condição de anonimato, disseram que as mudanças podem atingir até 10 das 18 secretarias municipais - entre as pastas cotadas para ter troca de comando estão as de Serviços Urbanos, Saúde, Finanças, Governo e Mobilidade. OVALE apurou ainda que a dança das cadeiras foi motivada pelo baixo desempenho de Saud nas pesquisas e sondagens para a eleição de 2024.

Entre junho e julho, Saud já havia feito trocas nas pastas de Finanças, de Mobilidade Urbana, de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, de Justiça e Cidadania e de Desenvolvimento, Inovação e Turismo.

CÂMARA.
Líder do governo na Câmara, o vereador Bobi (PSDB) afirmou que "as trocas são necessárias para que a cidade possa começar a evoluir".

"A gente falou para o prefeito que grandes mudanças precisam ser feitas na Prefeitura, isso parte dos secretários em que o serviço não está funcionando. A população taubateana merece serviço de qualidade. E se não tem gente competente para realizar, tem que mudar", disse o vereador. "[A troca de secretários] foi uma das propostas que a gente fez para o prefeito para que a gente pudesse estar defendendo ele aqui nessa Casa", acrescentou.

"Quando nós conversamos com o prefeito, nós fizemos vários apontamentos de secretarias que não andavam. É uniforme [escolar] que chega atrasado, é mato alto, é iluminação [com lâmpadas apagadas], são crises na área da saúde que a gente precisava resolver. E a primeira orientação como líder foi para que trocasse alguns dos secretários para que a cidade pudesse andar novamente", concluiu o vereador.

INSATISFAÇÃO.
Nas redes sociais, o ex-secretário Gabriel Pinelli alegou ter pedido para deixar o cargo. "Chega um momento onde fatos com os quais não concordo deixam o caminho mais complicado de ser seguido. Um afastamento de propósito. Uma escala de valores que não condiz com o meu modo de agir", afirmou.

"Uma gestão precisa ser transparente. Ou seja, não pode maquiar atitudes e se afastar daquilo que se propôs a fazer", acrescentou Pinelli.

Filiado ao Podemos, o ex-secretário é pré-candidato a prefeito em 2024. "Meu partido, o Podemos, seguirá outro caminho na busca por uma alternativa que realmente faça Taubaté andar pra frente, sem cometer erros do passado", concluiu.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jorge Cândido Júnior
    12/12/2023
    E levou todo este tempo para perceber que não estão funcionando, nobre vereador Bobi? Parece mais uma desculpa, o povo sabe desde o início de não estavam funcionando.