Engenheiro aeronáutico e professor e com o título de doutor, Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi foi o escolhido como o novo reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos, para o quadriênio de 2023-2026, podendo o prazo ser estendido pelo mesmo período de tempo. O anúncio foi feito na sexta-feira (8).
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
Lorenzi foi o escolhido para assumir o cargo pelo comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, a partir de uma lista tríplice indicada por uma comissão formada por cinco pessoas ligadas ao ensino universitário ou de pesquisa.
O anúncio do cargo aconteceu em carta assinada por Damasceno, que enalteceu a relevância do ITA, afirmando tratar-se de uma “instituição de ensino de excelência, reconhecida por sua herança em Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial”.
“Que esta nova fase seja mais um vibrante capítulo no pioneirismo histórico do ITA, representando não apenas o ‘esforço sinérgico’ de todos em prol dessa egrégia Instituição, mas também o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que sempre farão parte dessa magnífica jornada de incentivo educacional de alto nível no nosso país”, afirmou o comandante da Aeronáutica.
Lorenzi ocupará o lugar de Anderson Ribeiro Correia, que encerra o mandato de reitor do ITA após dois períodos, totalizando sete anos à frente do instituto.
“Tenho a confiança que nessa nova etapa a educação de qualidade, a busca por inovação e a continuidade dos excelentes relacionamentos com o governo e a indústria se manterão com os pilares de sustentação que guiarão as decisões dessa que é uma das principais instituições de ensino do país”, disse Correia.
NOVO REITOR
Lorenzi é bacharel em Engenharia Aeronáutica pelo ITA da turma de 1982, pós-graduado em Administração pela EAESP/FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), mestre em Tecnologia e Inovação pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e doutor em Administração pela PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).
Ele já atuou em empresas e instituições nacionais, como engenheiro, executivo, docente e pesquisador, e em segmentos como aviação, tecnologia da informação e comunicações, pesquisa, desenvolvimento e inovação, governamental e saúde pública e privada.