ESPIRITUALIDADE

Presente em 182 países, Movimento dos Focolares celebra 80 anos nesta quinta

No clima das comemorações, os Focolares preparam o Genfest, evento que deve reunir mais de 6 mil jovens de diversos países em Aparecida, em julho de 2024

Por Da redação | 07/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução/Focolare.org/Facebook

Fazem parte do movimento cristãos de diversas igrejas, fiéis de numerosas religiões e pessoas sem um referencial religioso preciso.
Fazem parte do movimento cristãos de diversas igrejas, fiéis de numerosas religiões e pessoas sem um referencial religioso preciso.

O Movimento dos Focolares, criado pela Igreja Católica durante a Segunda Guerra Mundial, comemora 80 anos de existência nesta quinta-feira (7). A data foi marcada pela audiência entre o Papa Francisco e os dirigentes do movimento e sua presidente, Margaret Karram.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Às 18h de hoje, houve uma celebração eucarística na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

“Sermos recebidos pelo Santo Padre em 7 de dezembro de 2023, exatamente oitenta anos depois daquele primeiro 'sim' de Chiara Lubich a Deus, é um dom extraordinário e surpreendente para nós”, explica a presidente.

“Queremos levar ao Papa o amor e o carinho dos milhares de pessoas que vivem o Carisma da Unidade no mundo e renovar o nosso serviço à Igreja nesse caminho sinodal, em colaboração com muitos outros que desejam contribuir para a paz e o amor, a fim de lenir as feridas da humanidade", acrescentou Karram.

Surgimento
O dia 7 de dezembro de 1943 marca o nascimento oficial do Movimento dos Focolares, por ser o dia em que Chiara Lubich se consagrou para sempre a Deus. Naquela ocasião nasceu uma pequena comunidade que, na destruição da Segunda Guerra Mundial, buscava recompor a paz e a unidade entre todos e que rapidamente se difundiu pelo mundo, inserindo-se na corrente dos Novos Carismas da Igreja.

No centro da espiritualidade e da ação do Movimento dos Focolares está o Evangelho e, em particular, a oração de Jesus: “Que todos sejam um” (Jó 17, 21).

Hoje, o movimento está presente em 182 países, inclusive no Brasil, como sinal da universalidade e da urgência da unidade e da fraternidade. Fazem parte do movimento cristãos de diversas igrejas, fiéis de numerosas religiões e pessoas sem um referencial religioso preciso.

Genfest
Ainda no clima das comemorações, os Focolares preparam o Genfest, evento que deverá reunir mais de 6 mil jovens de diversos países no Santuário Nacional de Aparecida, em julho de 2024.

O festival internacional promovido há 50 anos tem o objetivo de despertar o protagonismo dos jovens em prol de um mundo mais unido e fraterno. O tema desta ediçnao é "Juntos para cuidar".

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.