FRAN GALVÃO

Peach Puzz, a cor do ano 2024

O instituto todos os anos define uma cor principal que norteia bastante a publicidade, a moda, a decoração e o designer de modo geral

Por Fran Galvão | 09/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Consultora de imagem e estilo

Ano após ano, na indústria da moda, o mês de dezembro é sempre muito aguardado para além das festividades e dos lindos looks para as comemorações. Nesta época do ano temos através do Instituto de cor Pantone, a principal empresa de cores do mundo, a definição da cor do ano.

O instituto todos os anos define uma cor principal que norteia bastante a publicidade, a moda, a decoração e o designer de modo geral. A empresa define a tal cor do ano como um símbolo do momento atual, baseado na economia, na tecnologia e nos últimos acontecimentos – uma verdadeira pesquisa profunda no mundo em busca de influências e contexto para essa definição aguardada ansiosamente por toda uma indústria.

Este ano precisei pedir um prazo maior para a entrega dessa coluna ao meu editor pois tivemos a definição na quinta-feira sete de dezembro, ou seja, menos de 30 horas da publicação desta coluna. Mas eis que a definição aconteceu e as primeiras impressões e significados já estão aqui para vocês.

 A cor definida foi o Peach Puzz, que segundo a própria Pantone, “trata-se de um tom de pêssego quente que comunica uma sensação de ternura e uma mensagem de carinho, compartilhamento, comunidade e colaboração”.

É muito interessante entender a dinâmica destas definições. Para 2023, por exemplo, tivemos a chamada Viva Magenta uma cor enraizada na natureza, descendente da família dos tons de vermelhos, que traduzia a mensagem de um novo vigor, de força e energia.

Na época que foi lançada o instituto dizia que, “Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, a alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.”.

Relembrando a cor de 2023 e sabendo agora da cor de 2024, fica claro a mudança desta narrativa pós pandemia. Em 2023 a cor Viva Magenta estava muito focada em trazer vigor ao mundo, em tirar do momento o mal-estar que pairava após meses em que fomos limitados em muitas coisas. Para 2024 já temos uma opção mais aveludada, mais aconchegante, de suavidade, de compaixão humana, que vem para acalmar, para nos lembrar de diminuir o ritmo, cuidarmos de nós mesmos e dos outros. Como ressaltou Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone, “a escolha por uma cor radiante com calor e elegância moderna é resultado da busca por uma tonalidade de “ecoasse nosso anseio inato por proximidade e conexão”.

Para nós, como consumidores finais vale entendermos e nos prepararmos para a presença da eleita em vários produtos e momentos, e claro, já começarmos a namorá-la porque é simplesmente uma cor de muito bom gosto e sutilmente sensual

Que tal tudo isso refletindo no seu visual? Interessante heim?!?!

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