DATA

Comissão da Câmara emite parecer contra projeto de Saud que muda aniversário de Taubaté

Saud quer transferir o feriado de aniversário do município, que era em 5 de dezembro, para 5 de fevereiro; pesquisadores e historiadores apontam que proposta não tem embasamento

Por Julio Codazzi | 04/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté

Divulgação/CMT

Vista aérea de Taubaté
Vista aérea de Taubaté

A Comissão de Cultura da Câmara de Taubaté emitiu parecer contrário ao projeto do prefeito José Saud (MDB) que visa transferir para o dia 5 de fevereiro o feriado de aniversário da cidade. Pela comissão, votaram contra a proposta as vereadoras Elisa Representa Taubaté (Cidadania) e Talita Cadeirante (PSB). Já o vereador Dentinho (União) se manifestou a favor.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

No fim do ano passado, o prefeito sancionou uma lei de sua própria autoria que extinguiu o feriado municipal de 5 de dezembro, aniversário da cidade. A medida passou a valer esse ano, e por isso essa terça-feira, quando se comemora a data, será dia útil.

Nesse segundo projeto, que passa o feriado que era no dia 5 de dezembro para o dia 5 de fevereiro, Saud alega que é necessária "a correção da data de aniversário de Taubaté" para "reparar um equívoco histórico". Esse texto poderá ser votado na sessão ordinária dessa terça-feira.

DATAS.
O dia 5 de dezembro marca a elevação de Taubaté a vila, que ocorreu em 1645. Já o dia 5 de fevereiro marca a elevação de Taubaté a cidade, o que foi oficializado em 1842 – essa segunda data, na visão do governo Saud, seria a da fundação de Taubaté.

Nesse segundo projeto, Saud alega que a nova proposta foi feita "resgatando estudos de vários historiadores", mas cita apenas um deles, a taubateana Maria Morgado de Abreu, que morreu em 2008 - a filha dela, no entanto, diz que as citações à mãe foram "distorcidas" no texto enviado à Câmara.

Pesquisadores e historiadores ouvidos pela reportagem criticaram a proposta do governo Saud. Para eles, a data que deve ser considerada a de fundação de Taubaté é o dia 5 de dezembro.

INTERESSES.
A lei que havia criado o feriado de 5 de dezembro era de 2011. A revogação da norma era uma demanda antiga da Acit (Associação Comercial e Industrial de Taubaté), entidade que foi presidida por Saud de 2016 a 2020. Os empresários alegavam que, com o feriado em dezembro, as vendas de Natal eram prejudicadas.

Embora desde o fim de 2022 Saud defenda a mudança no feriado, a gestão emedebista não promoveu nenhuma programação especial no dia 5 de fevereiro de 2023 e também não houve nenhuma menção à data no site e nas redes sociais da Prefeitura.

E, apesar do fim do feriado, a Prefeitura programou uma série de shows e eventos para comemorar o aniversário de Taubaté nesse dia 5 de dezembro.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.