POLÍTICA

Ministro de Lula, Padilha cumpre agenda na região e participa de encontro com prefeitos

Encontro, que aconteceu em Cruzeiro, abordou temas como a compensação do Fundo de Participação dos Municípios, o programa Novo PAC e o pagamento das Emendas Parlamentares

Por Lara Salles | 02/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Gil Ferreira/Ascom-SRI

Agenda teve com o objetivo escutar as demandas dos prefeitos e anunciar novos investimentos na região
Agenda teve com o objetivo escutar as demandas dos prefeitos e anunciar novos investimentos na região

O Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, passou o sábado (2) na região com o objetivo de escutar as demandas dos prefeitos e também de anunciar novos investimentos nos municípios. Durante a manhã, Padilha participou de uma reunião com a Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O encontro, que aconteceu em Cruzeiro, abordou temas como a compensação do Fundo de Participação dos Municípios, o programa Novo PAC e o pagamento das Emendas Parlamentares.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Durante a reunião, o ministro anunciou que o Governo Federal disponibilizou com recursos próprios de R$ 6 bilhões, a compensação da queda do Fundo de Arrecadação dos Municípios.

“Isso garantiu que nesse ano nenhuma cidade da região tenha o Fundo menor do que teve no ano passado. Essa compensação foi necessária para cobrirmos os problemas que foram causados ainda pelo governo anterior. Passamos os dados para cada cidade e também a compensação da queda do ICMS. O Governo Federal está aqui próximo para ajudar os municípios a desenvolver suas ações e políticas. É Brasília vindo mais perto dos prefeitos e da população”, disse.

Outros pontos abordados durante a reunião foram sobre a abertura da seleção do Novo PAC e o pagamento das Emendas Parlamentares.

“Nós abrimos as seleções para os municípios da região para que eles possam presentar projetos na área da saúde, educação, esporte, cultura, entre outros. A seleção final será feita até janeiro. O terceiro pedido que os prefeitos fizeram foi em relação as Emendas Parlamentares, que foram apresentadas nos anos anteriores e que o governo da época não chegou a pagar. Nós estamos nos comprometendo que todos aqueles que tiverem com os pedidos prontos serão pagos até o final deste ano”, comentou.

Padilha reforçou também o pedido para que os municípios participem da Lei Aldir Blanc.

“Uma das questões que nós falamos foi a importância dos municípios aderirem a nova Lei Aldir Blanc, que significa R$20 milhões em investimentos nas cidades da região para área da cultura. Isso tem um peso muito grande para o Vale por conta do turismo que ajuda a gerar economia e emprego”, pontuou.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.