COMISSÃO

Oposição manobra para destituir o único vereador governista que integra a CPI da Saúde

Alegação da oposição é de que Bobi, que é líder do governo na Câmara e secretário da CPI, tem faltado às reuniões da comissão

Por Sessão Extra | 29/11/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Taubaté

Fernanda Maria/CMT

Bobi é o primeiro da esquerda para a direita
Bobi é o primeiro da esquerda para a direita

Manobra
A oposição articula uma manobra para tentar destituir o único vereador governista que integra a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) aberta pela Câmara de Taubaté para investigar as denúncias de irregularidade relacionadas às terceirizações promovidas na saúde na gestão do prefeito José Saud (MDB).

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Pedido
Na terça-feira (28), o vereador Serginho (PP) solicitou que o presidente da CPI, Moises Pirulito (PL), destitua Bobi (PSDB), sob a alegação de que o parlamentar "tem faltado às reuniões" da comissão.

Regimento
O pedido de Serginho tem como base um trecho do Regimento Interno da Câmara que estabelece que os membros das comissões serão destituídos "caso não compareçam a três reuniões ordinárias consecutivas".

Governo
Bobi é o secretário da CPI. Desde setembro, quando virou o líder do governo na Câmara, adotou uma postura mais combativa na comissão, com questionamentos constantes ao andamento dos trabalhos.

Comissão
Além de Serginho e Pirulito, os outros dois integrantes da CPI - Diego Fonseca (PSDB) e Vivi da Rádio (Republicanos) - também são de oposição. Caso Bobi seja destituído, será substituído pela suplente Elisa Representa Taubaté (Cidadania), que também faz oposição ao governo.

Presidente
Procurado pela coluna nessa quarta-feira (29), Pirulito informou que irá fazer uma consulta ao setor jurídico da Câmara antes de tomar uma decisão. "Apesar do Regimento ser bem claro quantos às faltas a reuniões ordinárias", disse.

Repercussão
Já Bobi alegou que, ao menos até a tarde dessa quarta-feira, o pedido de Serginho ainda não havia sido oficializado. "Dentro do sistema da Câmara ainda não tem nada, e eu também não fui notificado ainda".

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.