AVIAÇÃO

Em viagem de Lula, Embraer firma acordos de cooperação e investimentos na Arábia Saudita

Acordos de cooperação são nas áreas de aviação civil, defesa e segurança e mobilidade aérea urbana

Por Da redação | 29/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto posa ao lado de representantes da Sami
Presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto posa ao lado de representantes da Sami

A Embraer assinou três acordos de cooperação com o governo e empresas da Arábia Saudita nas áreas de aviação civil, defesa e segurança e mobilidade aérea urbana.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Os acordos são um dos resultados da missão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Arábia Saudita.

Segundo o governo federal, os acordos permitirão à Embraer estabelecer diversas linhas de colaboração e iniciativas conjuntas, públicas e privadas, expandindo oportunidades de investimento e parcerias com a indústria local, além de incrementar exportações a partir do Brasil.

Os acordos assinados pela Embraer são três memorandos de entendimento de cooperação e parcerias com o governo saudita, com a Sami (empresa saudita de Defesa e Segurança) e da Eve (carro voador) com a com a FlyNas, para operações de taxi aéreo no país.

Os acordos estão sendo oficialmente anunciados por ocasião do Seminário Embraer, realizado na tarde desta quarta-feira (29) – manhã no horário de Brasília –, cuja abertura será realizada pelo presidente Lula.

PARCERIAS

O acordo com a Sami prevê cooperação na área de Defesa e Segurança e as empresas almejam o “estabelecimento de um Centro Regional de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão, na sigla em inglês) e de uma linha de montagem final para o Embraer C-390, bem como a integração do sistema de missão no Reino da Arábia Saudita”.

"Estamos muito satisfeitos pela assinatura do acordo com a Embraer, que poderá trazer novas instalações de suporte e produção no país”, disse Walid A. Abukhaled, CEO da Sami.

“Ainda que a expansão de nossas capacidades de MRO sejam importantes, a chave para esse acordo é o estabelecimento de atividades de treinamento conjuntas, para apoiar o desenvolvimento de talentos sauditas e a transferência de habilidades valiosas no setor aeroespacial”, completou.

“Esse é o primeiro passo para avançar na cooperação em Defesa e Segurança envolvendo as cadeias de produção entre os dois países. Com esse Memorando de Entendimento, a Embraer avança ainda mais em um mercado estratégico”, afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

CARRO VOADOR

Na parceria que envolve a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer que está desenvolvendo o "carro voador", trata-se de oportunidade de explorar o futuro das operações de aeronaves elétricas de descolagem e pouso vertical na Arábia Saudita.

Os parceiros estudarão a possibilidade de iniciar operações em Riad e Jeddah em 2026.

"Esta parceria simboliza não apenas um marco importante na nossa visão compartilhada de um transporte aéreo sustentável, mas também um compromisso em criar uma mobilidade mais eficiente, ecológica e acessível", disse Johann Bordais, CEO da Eve.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.