AVIAÇÃO

Embraer entrega quinto jato E-99 modernizado à FAB

Aeronave é a primeira entregue com Full Operational Capability

Por Da redação | 25/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Avião executará funções de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo
Avião executará funções de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo

A Embraer entregou à FAB (Força Aérea Brasileira) a quinta aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, designada na FAB como E-99M. O avião executará funções de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo, além de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo.

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"A entrega do quinto E-99 é um importante marco para o projeto E-99M. Essa é a primeira aeronave entregue na configuração FOC - Full Operational Capability – com os sistemas totalmente certificados para emprego pela Força Aérea Brasileira na proteção do Brasil e de sua soberania nacional”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“As quatro aeronaves entregues previamente serão atualizadas para a versão FOC, para que possam desempenhar plenamente todas as missões para quais foram projetadas.”

Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link. A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.

Com a modernização, a aeronave E-99M passa a contar com os sistemas Radar Erieye e Comando & Controle (C2) totalmente modernizados. A aeronave também possui novos sistemas de Guerra Eletrônica (Non-Communication – NCOM), novo IFF Transponder, 7 rádios V/UHF definidos por software, novo sistema de Áudio de Missão de tecnologia VOIP e novo gravador de Áudio e Dados de Missão, além da função Data Link adaptada à nova arquitetura.

O interior da aeronave também foi atualizado para aumentar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade de operação, com cinco consoles reprojetados e otimizados para melhor emprego dos sistemas modernizados. 

O projeto E-99M é conduzido pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International e Rohde & Schwarz.

A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle, fornecendo seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

Além da operação pela FAB, o EMB 145 AEW&C também é operado pelas forças aéreas da Índia, México e Grécia.

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