ANDRÉ AQUINO

Campos do Jordão Restaurant Week; saiba tudo sobre o evento

Os menus têm como tema “Biomas Brasileiros”, que traz a biodiversidade dos diferentes biomas do país através da culinária

Por André Aquino | 25/11/2023 | Tempo de leitura: 4 min
Chef de cozinha

A Restaurant Week, um dos principais eventos de gastronomia do país, chega a Campos do Jordão em sua primeira edição, que acontecerá de 17 de novembro a 17 de dezembro. São 12 restaurantes participantes na cidade.

Os menus têm como tema “Biomas Brasileiros”, que traz a biodiversidade dos diferentes biomas do país através da culinária. Da Floresta Amazônica até o Pantanal e o Cerrado, o tema proporcionará aos restaurantes liberdade na hora da criação dos pratos, destacando cada ingrediente e as riquezas culturais do país, com opções de entrada, prato principal e sobremesa por um valor fixo e atrativo. São quatro categorias de menu Tradicional, Plus, Premium e Diamond. Os valores partem de R$54,90 até R$149,00.

“Trazer a Restaurant Week para Campos do Jordão é explorar o melhor da gastronomia da Serra com pratos inspirados na culinária de todo Brasil. Com certeza será uma combinação perfeita: boas receitas e o cenário da Serra, que deixa qualquer experiência gastronômica ainda melhor”, conta Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.

Parcerias de sucesso

Os menus servidos durante o festival ainda poderão ganhar uma harmonização perfeita com as cervejas Baden Baden, que nasceu em Campos do Jordão, o que certamente realça o sabor e a satisfação dos clientes. “Uma parceria que vem fazendo cada vez mais sucesso em cada edição por esse Brasil”, comenta Fernando.

Para a marca, parceira de outras edições pelo Brasil:  "Acreditamos muito na parceria com a Restaurant Week, pois a Baden Baden oferece diferentes estilos que permitem a harmonização com pratos leves, complexos e até mesmo com sobremesas. E, além disso, Baden Baden é a alternativa ideal para harmonizar momentos com pessoas queridas, transformando ocasiões cotidianas em especiais. Esperamos oferecer uma experiência de consumo única aos consumidores, através da variedade e qualidade do nosso portfólio ", comenta Ilana Lencastre, gerente de marketing das cervejas Craft do Grupo HEINEKEN no Brasil.

O festival conta ainda com Rap10 - as tortilhas mais práticas do dia a dia que são sugestão para elaboração dos menus. “É uma grande satisfação estar presente em um festival como a Restaurant Week, que cria tantas oportunidades e acessos à boa gastronomia, a versão tradicional vai brilhar nas entradas e ser estrela das sobremesas. Esta parceria celebra Vitor Ibanez, gerente de marketing categoria Snacks Salgados e Tortilhas da Bimbo Brasil.

Prazeres da Europa | Queijos da França para a 1ª edição : Um desafio foi lançado aos restaurantes participantes: a produção de pequenas tábuas de degustação como primeira etapa do menu do Campos do Jordão Restaurant Week, que será servida antes da entrada. A curiosidade é que os queijos sempre virão em número ímpar, seguindo a tradição francesa. “Em nosso segundo ano de campanha, Prazeres da Europa - Queijos da França patrocina novamente a Brasil Restaurant Week em algumas cidades, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Campos do Jordão.

Desta vez, a experiência do consumidor passará pela degustação dos queijos europeus de origem francesa in natura, em tábuas de aperitivo. É uma excelente oportunidade para reconhecer a tradição e a expertise que existe por trás de cada queijo, que vão desde os já conhecidos dos brasileiros, como o Brie, o Camembert e o Emmental. Mas também alguns sabores menos conhecidos, como o Bleu d’Auvergne ou o Mimolette, entre outros”, comenta Charles Duque, diretor do CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França) para as Américas, órgão responsável pela campanha, que é cofinanciada pela União Europeia.

Ação exclusiva para pets

A Royal Canin, uma das maiores fabricantes do mundo de alimentos de alta qualidade nutricional para gatos e cães, também é parceira da Restaurant Week para a edição de Campos de Jordão. Nos restaurantes participantes da campanha, será distribuído um kit Royal Canin, com alimentos úmidos especificamente formulados para gatos e cães.

Restaurantes Participantes

Alquimia - Hotel Serra da Estrela; Barito; Bella Vista Restaurante - Chris Park Hotel; Bistrô Lavandas; Canto Da Gula - Bistrozin Da Montanha; Cibo - Hotel Quebra Noz; Esquina do Djalma; Harry Pisek; Kanguru's Boliche; Paris 6 Bistrô; Parrilla do Djalma; Puxadinho do Djalma.

Viés transformador | Um papel importante na ação social

Além de estimular o mercado gastronômico da região, o festival também mira na transformação social. A cada menu vendido, o cliente poderá realizar a doação de R$2,00 direto para a instituição com as informações no cardápio digital de cada restaurante participante A instituição desta edição será a Obra Social Santa Clara de Campos do Jordão. A instituição sem fins lucrativos faz parte da Congregação Salesiana, que promove para mais de 300 crianças e adolescentes entre 6 a 14 anos - a educação que visa o exercício da cidadania e proporciona a formação humana, religiosa, ética e social.

“O apoio da Restaurant Week, nos incentiva cada vez mais seguirmos adiante com nossa missão, demonstrando que estamos no caminho certo e não podemos desanimar. Agradecemos muito essa parceria que com certeza será muito bem-vinda às nossas crianças e adolescentes”, comenta Maria Helena Bretas Gonçalves Francatto , gestora e assistente social da Santa Clara. Conheça mais: @obrasocialsantaclara2023

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.