Referência no mercado das artes visuais na região, o artista plástico Yolucast (que traz no RG o nome Lucas Toledo) protagonizou um encontro repleto de talento e criatividade na última semana. Tendo seu ateliê, em São José dos Campos, como cenário recebeu o conhecido artista paulistano Albert Lazarini – mais um “amigo digital” conquistado nas redes sociais. Lazarini, cuja obra se desenvolveu a partir da relação com o espaço urbano e a expressão por meio do grafite desenvolveu durante sua graduação em artes visuais, um processo de arte terapia, que busca gerar conexão com as memórias e explorar o potencial criativo do inconsciente e propôs a Yolucast uma “collab artística”, uma parceria criativa prontamente atendida como mais um recurso original criativo que promete atrair os mais diversificados olhares.
Juntos, produziram três obras de impactante resultado visual. “Fizemos como primeira obra, uma mulher meditando e colocando pra fora o dinossauro que ocupava sua mente! A partir daí, percebemos a química que nos unia e o único assunto pelo qual valeria a pena pintar, a causa do nosso encontro: Deus e espiritualidade”, comenta Yolucast, que completa “Tudo fluiu maravilhosamente, tudo que um fazia no quadro o outro gostava. Eu com um abstrato marcante e paixão pelo tema publicidade e big brands e ele como um traço mais realista e preciso”.
A 2ª obra, resgatou um conhecido ícone publicitário dos anos de 1980, transformado em um símbolo de decisão e coragem: o Cowboy da Marlboro, “um ícone do humano que toma a decisão de enfrentar os desafios que a vida impõe e um raio atrás dele, falando desta força titânica que todos nós temos e acessamos para salvar a nós mesmos a quem nós amamos”. Para finalizar esse encontro de intenso processo criativo também pintaram, a quatro mãos um “Cristo Jesus”, que resgatou uma memória afetiva, já que a mãe de Albert Lazarini costumava dizer que “Deus é mulher pois o maior amor que existe é o amor de mãe" o que resultou uma 3ª obra – “Jesus Mulher”, com traços e cores com uma androginia materna com a mensagem “Deus nos ama com amor de mãe!”.
Uma exposição com o resultado da collab artística está sendo planejada pra breve!
Lapidando
Na segunda-feira, 13, o artista plástico Rafael Pereira “subiu” a Rodovia dos Tamoios e trocou, momentaneamente, Caraguatatuba no Litoral Norte pela capital São Paulo – cidade onde também já residiu. O motivo? Inaugurar na Galeria Estação sua primeira individual, com visitação até 20 de janeiro de 2024. Com obras no acervo de importantes instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo, o Museu Afro Brasil, e no Pavilhão das Culturas Brasileiras também em São Paulo, inaugurou a individual Lapidar de Imagens, agora representado por Vilma Eid e Edmar Pinto Costa.
Esperança natalina
Em Guaratinguetá, no próximo dia 30/11, quinta-feira, acontece o evento “Natal com Esperança”, no restaurante com o mesmo nome – numa ação artístico-solidária em prol do ILA – Instituto Lucas Amoroso que atende pessoas com deficiência! Comidinhas, finger foods, petiscos gostosos, um bom espumante e durante o qual acontecerá um “leilão de parede” com uma obra doada pela artista plástica Roxana Martins exposta no local e que já está recebendo lances via WhatsApp.
No mesmo local um bazar com “presentes surpresa” e preço único de cem reais – com itens incríveis doados por empresas de Guaratinguetá e São José dos Campos. A noite vai contar com uma playlist especial do DJ Adriano Lemes. Afinal, é natal!