INQUÉRITO

Bolsonaro é investigado pela PF por importunação de baleia jubarte em São Sebastião

Um homem que pilotava um jet ski em São Sebastião foi filmado fazendo manobras perto do animal; a suspeita é que o piloto era Bolsonaro

Por Da redação | 18/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução

Imagem do vídeo que é investigado pela PF
Imagem do vídeo que é investigado pela PF

A Polícia Federal abriu um Inquérito para investigar se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) importunou uma baleia jubarte – o que é crime no Brasil – durante um passeio de jet ski no litoral de São Sebastião, em junho deste ano.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

A informação foi publicada no diário oficial do MPF (Ministério Público Federal) nesta sexta-feira (17). O órgão instaurou um processo administrativo para acompanhar a investigação.

Um homem que pilotava um jet ski em São Sebastião foi filmado fazendo manobras perto do animal. A suspeita é que o piloto era Bolsonaro.

De acordo com o documento do MPF, assinado pela procuradora da República Marília Soares Ferreira, Bolsonaro é suspeito de um "possível crime de importunação intencional de espécies de cetáceos", previsto em uma lei de 1987 que proíbe a pesca de animais como baleias e golfinhos nas águas jurisdicionais brasileiras.

O MPF destaca ainda que o fato foi constatado a partir de vídeos postados em redes sociais, que mostram uma pessoa conduzindo um jet ski a cerca de 15 metros da baleia jubarte.

Em agosto, Wagner Teixeira (Avante), vereador de São Sebastião, foi multado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em R$ 2,5 mil pelo mesmo motivo: "molestar de forma intencional uma baleia".

Neste sábado (18), durante evento do PL Mulher em Porto Alegre, Bolsonaro ironizou o inquérito que o investiga e fez uma fala gordofóbica direcionada ao ministro da Justiça, Flávio Dino.

“Todo dia tem uma maldade em cima de mim. A de ontem foi que estou perseguindo baleias. A única baleia que não gosta de mim na Esplanada é aquela que está no ministério. É aquela que diz que eu queria dar um golpe no dia 8 de janeiro, mas aquela baleia some com vídeos do seu ministério”, disse Bolsonaro.

Em agosto, o Ministério da Justiça informou que não tem gravações armazenadas, pois os vídeos são apagados após 30 dias, como previsto em contrato com a empresa responsável pelo circuito interno do Palácio da Justiça.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Amarildo
    19/11/2023
    Um dia os idiotas ainda vão dominar o mundo, não por capacidade mas sim pela quantidade. \" frase de Nelson Rodrigues \" Acho que já estamos vivendo esses dias.
  • Maria Rita
    19/11/2023
    A esquerda tem muito medo e persegue esse homem de todas as formas possíveis. Essa notícia parece piada. Kkkkk
  • José Mario de Oliveira
    19/11/2023
    A Justiça vai tropeçando no ódio que move esse governo. Vão tentar incriminar o Bolsonaro enquanto flertam com o crime organizado. Árvore frondosa e frutífera toma pedrada.