POVOS INDÍGENAS

Cristiano Kiririndju, de Ubatuba, assume coordenadoria de políticas indígenas de SP

Posse do novo coordenador acontece na manhã deste sábado (11)

Por Da Redação | 10/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São Paulo

Créditos: Governo de SP

Cristiano Kiririndju, da Aldeia Renascer, de Ubatuba, será empossado neste sábado (11) como novo coordenador de Políticas para Povos Indígenas do Governo do Estado de São Paulo.

Segundo o Executivo estadual, a cerimônia de posse de Kiririndju terá apresentação de dança e rituais ancestrais com a presença de centenas de indígenas das cinco etnias espalhadas pelos 37 territórios do estado.

A coordenadoria que Kiririndju será empossado é responsabilidade da Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo, e atende a uma demanda do Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo como forma de aprofundar as ações e ampliar a participação social das etnias localizadas no estado paulista.

Formado em Pedagogia pela USP (Universidade de São Paulo), Kiririndju é coordenador pedagógico da Secretaria de Estado da Educação.

ALDEIA RENASCER.

Encravada no litoral norte de São Paulo, dentro do Núcleo Picinguaba, em Ubatuba (um dos dez mais importantes do Parque Estadual da Serra do Mar), a Aldeia Renascer, tupi-guarani, é símbolo da luta dos povos indígenas por seus direitos e autonomia, e berço do Cacique Cristiano.

Hoje com 23 famílias, 105 pessoas e 63 crianças vivendo da agricultura familiar e do cultivo do palmito pupunha, além da pesca no açude local, a Renascer é uma das comunidades indígenas mais organizadas de São Paulo, entre as dezenas de etnias presentes no estado, coabitado por Tupis-Guaranis, Guaranis, Terena, Kaingang e Krenak, dentre outras.

A Aldeia possui uma escola indígena multilíngue, uma casa de reza e várias residências tradicionais para as famílias. Recentemente, por iniciativa do CEPISP, a Fundação Florestal de São Paulo autorizou o credenciamento dos membros da aldeia para atuarem como “guardiões da Mata Atlântica”, com treinamento e apoio de drones e câmeras modernas.

A Aldeia Renascer conseguiu recursos, por meio de emenda parlamentar, para a construção de um Centro Cultural e de Convenções Indígenas em seu território, com direito a alojamento especial para turistas e estudantes.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.