LEGISLATIVO

Câmara promove audiência para debater impacto ambiental e financeiro da CSN em Taubaté

Evento será realizado nessa sexta-feira, às 14h, a pedido da oposição, que argumenta que Saud deveria ter submetido à Câmara a proposta de incentivos fiscais para a empresa

Por Sessão Extra | 09/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação/CMT

Plenário da Câmara de Taubaté
Plenário da Câmara de Taubaté

Audiência
A Câmara de Taubaté irá promover nessa sexta-feira (10), a partir das 14h, uma audiência pública para debater "o impacto ambiental e financeiro da instalação" da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) no município, além dos "incentivos fiscais concedidos pela Prefeitura".

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Requerimento
O requerimento que pede a realização do evento foi apresentado pelos vereadores Serginho (PP) e Talita Cadeirante (PSB) e aprovado por unanimidade em agosto.

Sem informações
No requerimento, Seginho e Talita alegaram que a Prefeitura não enviou à Câmara "qualquer documentação onde conste comprovação do cumprimento por parte da empresa dos requisitos estabelecidos por lei para a concessão do incentivo fiscal, ou sequer pedido de autorização".

Legislação
Vereadores da oposição argumentam que, embora a isenção de impostos tenha sido feita com base na lei de 2008 que criou o Proinde (Programa Ostensivo de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico do Município de Taubaté), os benefícios foram concedidos pelo prefeito José Saud (MDB) sem que a medida fosse submetida à Câmara, como exige a norma.

Resposta
Questionada por OVALE em agosto sobre o caso, a Prefeitura alegou ter o entendimento de que, pela lei do Proinde, a autorização dos vereadores seria necessária apenas no caso de doações de áreas, e não para a concessão de benefícios fiscais. A Prefeitura argumentou ainda que, segundo o Código Tributário Nacional, as isenções que não sejam de caráter geral podem ser efetivadas "por despacho da autoridade administrativa".

CSN
A CSN irá se instalar no local em que funcionava a fábrica da Ford, que foi desativada em 2021. Não há previsão para o início da operação da empresa na cidade, mas a expectativa é de que 400 empregos sejam criados.

Pacote
A decisão de conceder o pacote de incentivos fiscais à CSN foi publicada no diário oficial em 11 de agosto. Pelo pacote, a CSN usufruirá, durante 15 anos, de isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e de redução de 5% para 2% na alíquota do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.