AUDIÊNCIA

Sindicato se reunirá com GM pela primeira vez desde início da greve

Audiência será realizada nesta sexta-feira (27) no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas

Por Lara Salles | 26/10/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

SindmetalSJC/Divulgação

Trabalhadores pedem por cancelamento das dispensas e cumprimento do acordo de estabilidade
Trabalhadores pedem por cancelamento das dispensas e cumprimento do acordo de estabilidade

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos se reunirá com a General Motors pela primeira vez desde o início da greve. A audiência de conciliação será na sexta-feira (27), às 15 horas, no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. Um dos assuntos discutidos no encontro será o processo de dissídio coletivo de greve movido pela empresa.

O sindicato informou também que está organizando uma caravana de trabalhadores para ir à cidade. Ainda na sexta-feira, será realizada uma Mediação Coletiva de Trabalho com os três sindicatos, a General Motors e o Ministério do Trabalho. O encontro acontecerá na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em São Paulo

MANIFESTAÇÃO

Nesta quinta-feira (27) milhares de pessoas participaram de uma manifestação contra as demissões realizadas pela GM. O protesto começou em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José e terminou na Praça da Igreja Matriz.  Na última semana, a GM demitiu 800 metalúrgicos de São José dos Campos, 300 de São Caetano do Sul e 100 de Mogi das Cruzes. Ao todo, essas unidades empregam cerca de 12 mil pessoas.

Com seus uniformes de trabalho, demitidos e não demitidos da GM uniram-se para exigir o cancelamento imediato das dispensas e o cumprimento do acordo de estabilidade no emprego quebrado pela montadora.

Ao longo da passeata, os manifestantes carregaram faixas e cartazes com exigências à GM, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O sindicato cobrou dos governantes medidas concretas pelo cancelamento das demissões.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.