REAÇÃO

Sindicato vai acionar governo Lula contra demissões em massa na GM de São José

Entidade denuncia demissões em massa por meio de telegrama de trabalhadores da fábrica da General Motors de São José

Por Xandu Alves | 21/10/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Divulgação / Roosevelt Cássio / Sindicato dos Metalúrgicos

Trabalhadores da GM em assembleia na fábrica de São José
Trabalhadores da GM em assembleia na fábrica de São José

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos disse que vai acionar o governo federal para reverter as demissões em massa na fábrica da General Motors da cidade.

A entidade informou que “centenas” de trabalhadores estão sendo comunicados da demissão por telegrama, neste sábado (21). Os cortes também estão ocorrendo nas plantas de Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul.

“Além da assembleia convocada para este domingo, o sindicato exigirá ações emergenciais do governo Lula para reverter os cortes na General Motors”, disse o sindicato.

“O sindicato também defende uma luta unificada dos trabalhadores de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes em defesa dos empregos.”

APOIO INTERNACIONAL

Segundo o sindicato, a notícia da demissão em massa de trabalhadores da GM em três plantas brasileiras ocorre no mesmo momento em que operários estadunidenses realizam uma greve nas "gigantes de Detroit", entre elas a General Motors.

Na semana passada, uma comitiva do sindicato viajou até os Estados Unidos para prestar apoio ao movimento, liderado pelo UAW (United Auto Workers), sindicato nacional dos trabalhadores das montadoras norte-americanas.

"Vimos nos Estados Unidos a força dos trabalhadores da GM e de outras montadoras, nessa greve que já dura um mês e mobiliza o país. Certamente, com as demissões no Brasil, certamente haverá um impacto mútuo da situação entre os dois países. A solidariedade internacional será muito importante nesse momento", disse Valmir Mariano, vice-presidente do sindicato.

A GM em São José dos Campos tem cerca de 4.000 trabalhadores e produz os modelos S10 e Trailblazer.


Leia mais: Por telegrama, GM faz demissões em massa em São José, afirma Sindicato dos Metalúrgicos

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Wilson Carlos
    30/10/2023
    Fizeram o \"L\".