PREFEITO

TCE aponta série de falhas, mas emite parecer favorável às contas de 2021 de Saud

Entre as falhas apontadas estão aumento da dívida da Prefeitura, falta de AVCB em escolas e postos de saúde, fila de espera em creches e baixa efetividade dos gastos públicos

Por Julio Codazzi | 04/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté

Caique Toledo/OVALE

O prefeito de Taubaté, José Saud (MDB)
O prefeito de Taubaté, José Saud (MDB)

Embora tenha apontado uma série de falhas, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) emitiu parecer favorável às contas de 2021 do prefeito de Taubaté, José Saud (MDB).

As contas foram analisadas pela Primeira Câmara do TCE em julho, mas a decisão foi publicada apenas na semana passada.

O próximo passo será o julgamento das contas pela Câmara de Taubaté, mas ainda não há previsão de data. Como o parecer do TCE foi favorável, as contas só serão rejeitadas caso recebam os votos contrários de, ao menos, 13 dos 19 vereadores.

CONTAS.
Em 2021, a Prefeitura registrou superávit orçamentário de R$ 26,6 milhões, mas o saldo nos passivos de curto prazo aumentou 23% e a dívida consolidada líquida cresceu 30,23%. Além disso, Saud fez alterações orçamentárias em percentual superior aos 20% que haviam sido autorizados pela Câmara.

O MPC (Ministério Público de Contas) chegou a opinar pela emissão de parecer prévio desfavorável às contas, por fatores como baixa efetividade dos gastos públicos, principalmente na saúde e na educação; não regulamentação do controle interno; aumento da dívida de curto prazo; falta de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em escolas e postos de saúde; e demanda reprimida na educação infantil.

Em seu voto, no entanto, o conselheiro Dimas Ramalho, relator do caso, entendeu que nenhuma das falhas era suficiente para a rejeição das contas e fez apenas recomendações para corrigir procedimentos, como: evitar o crescimento da dívida consolidada, para não comprometer as finanças; propiciar o regular funcionamento da Ouvidoria Municipal; regularizar o AVCB para todos os prédios públicos; respeitar as orientações do Conselho Nacional de Educação em relação ao número máximo de alunos por sala de aula; e zerar a fila de espera por vagas nas creches.

PREFEITURA.
Questionada pela reportagem, a Prefeitura alegou que "observa as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado", e que o parecer favorável às contas "mostra o compromisso deste governo com as boas práticas administrativas".

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.