Uma família de São José dos Campos está promovendo uma vaquinha para arrecadar ao menos R$ 29 mil, necessários ao translado do corpo de José Walter de Melo, de 62 anos, que morreu na região de Aveiro, em Portugal, na quinta-feira (14). Segundo uma das filhas, ele sofreu um infarto fulminante enquanto voltava do trabalho.
Silvia Melo Dias, filha de Walter, afirmou que os pais do brasileiro, de 82 e 92 anos, estão inconsoláveis. "Estamos na esperança de proporcionar um momento de despedida para a família", escreveu numa publicação.
"Eu não vou desistir, pai! Nós vamos conseguir, eu não vou parar de publicar até conseguirmos, pela sua última vontade, pelo amor por você", acrescentou, decidida a arrecadar o recurso.
Outra filha, Cíntia, acionou o consulado brasileiro em Portugal, mas foi informada de que não poderiam ajudar.
Translado
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, em geral, as casas funerárias da jurisdição do Consulado conhecem e realizam todos os trâmites necessários para o traslado de corpo ou cinzas para o Brasil. No entanto, "não há previsão legal ou orçamentária para que o Consulado ofereça qualquer tipo de apoio financeiro ou logístico para traslado de corpos ou cinzas para o Brasil". O consulado pode apenas informar sobre os trâmites e fornecer contatos de funerárias que realizem translado.
Joseense
Nascido em São José dos Campos, Walter deixa a companheira, filhos e enteados. Ele morava há dois anos no país europeu, onde trabalhava como serralheiro, e já havia infartado uma outra vez.
A expectativa dos parentes é poder fazer a cerimônia e sepultá-lo na sua cidade natal, no jazigo da família no cemitério Colônia Paraíso, no Jardim Morumbi, região sul.
Vaquinha
A família informou que, quem quiser contribuir, pode fazê-lo pelo PIX de Silvia, cujo código é 12997072222; o CPF 305.786.588-79.
Comentários
2 Comentários
-
Rosana Marzullo-Dove, PsyD 17/09/2023Eh com grande traduza que escutamos que a família está querendo fazer a última despedida. Deus abençoe todos vocês. Mandando orações pra vocês.
-
Walkyria Melo 16/09/2023Meu irmão!!! Seremos eternamente gratos pela ajuda. Meus pais estão esperançosos.