MÚSICA

Marisa Monte fala a OVALE do disco Portas, país e carreira: ‘Estou em paz com o tempo'

‘Vivemos retração conservadora, mas essa fase impulsiona reação em busca do progresso e da evolução humana’, afirma Marisa Monte

Por Xandu Alves | 19/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Divulgação / Leo Aversa

Marisa Monte durante show da turnê Portas
Marisa Monte durante show da turnê Portas

Marisa Monte está feliz.

Depois da pandemia e dos anos de ataques à cultura, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ela está mais aliviada e encanta o público brasileiro e internacional com a turnê do disco Portas, produzido durante a pandemia e lançado em 2021.

Um dos últimos shows da turnê ocorreu em Campos do Jordão, em 9 de setembro, no encerramento da temporada de Inverno na Serra da Mantiqueira. Na estrada desde janeiro de 2022, o show de Marisa já passou por 10 países.

“Cada álbum é um novo momento de expansão e troca com o mundo. Como gravamos durante a pandemia, eu quis criar uma resistência poética, um suporte para uma existência mais suportável. Portas são elementos carregados de simbologias, passagens, aberturas, transformações e oportunidades”, disse Marisa Monte sobre o disco Portas, em entrevista exclusiva a OVALE.

Segundo a cantora, o show derivado do álbum é audiovisual, indo além do som, com as imagens potencializando os sentidos das canções. O cenário foi desenvolvido a partir da série “Fundos”, obra da artista plástica Lúcia Koch.

“A ideia era criar um diálogo entre o mundo interior, o isolamento, confinamento, e o exterior”, contou Marisa.

A partir desse princípio, uma equipe de criação e de editores, programadores e iluminadores, tendo Batman Zavareze e Claudio Torres como codiretores, desenvolveu os vídeos e efeitos visuais do espetáculo.

Com apelo pela diversidade, a faixa título Portas encontra um Brasil violento e intolerante. Perguntada se há cura para esse país, Marisa disse que a beleza da vida está na diversidade e na mistura.

“Quanto à cura, a busca é árdua, ser saudável dá trabalho e exige coragem para enxergar nossa verdade, mas acredito que a arte é um santo remédio nesse processo. Vivemos um período de retração conservadora recentemente, mas acredito que essa fase também impulsiona uma reação em busca do progresso e da evolução humana. A vida e seus ciclos.”

Na última faixa do disco, que tem 18 músicas, a canção ‘Feliz, alegre e forte’ remete a um grito de liberdade. Sem querer falar de política, Marisa vê a música como um “mantra antibaixo astral”.

'EM PAZ COM O TEMPO'

Marisa Monte completou 56 anos em 2023 com seu lugar consolidado no panteão da Música Popular Brasileira. E na era da pressa das redes sociais, ela admite estar em “paz com o tempo”.

“O tempo e a experiência nos dão um repertório de emoções e conexões que se somam e multiplicam as nossas possibilidades. A vivência me trouxe além de novas questões e desafios, segurança e tranquilidade. Me sinto satisfeita com o que plantei e com o que estou colhendo. Estou em paz com o tempo.

Marisa disse que anda ouvindo o disco de Xande de Pilares cantando músicas de Caetano Veloso: “Um repertório impecável com arranjos e produção admiráveis do Pretinho da Serrinha”.

Sobre um dos seus grandes sucessos, a canção ‘Gentileza’ sobre o Profeta Gentileza, composta há 23 anos, a cantora disse que o mote continua atual.

“Gentileza é sempre bem vinda e uma atitude humana e socialmente civilizatória. É um clássico eterno que todos amam.”

TURNÊ

Marisa fará shows nos EUA e na Europa da turnê Portas, que acaba no final do ano. Um DVD está sendo produzido com o show gravado no Rio de Janeiro, em outubro de 2022.

Tema de documentários, Marisa afirmou que ainda não pretende escrever sua autobiografia. Há muita vida e arte pela frente: “Por enquanto, não. Ainda faltam alguns capítulos (risos)”.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.