AVIAÇÃO

Maior E-Jet da Embraer, o E195-E2 é certificado para operar comercialmente na China

Embraer consegue a certificação de seus dois maiores jatos comerciais para operar comercialmente no território chinês

Por Da redação | 23/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Embraer E195-E2
Embraer E195-E2

O jato comercial E195-E2 da Embraer, o maior da família E-Jet, recebeu a Certificação de Tipo da Administração de Aviação Civil da China. Com isso, a aeronave pode operar comercialmente no território chinês. Em novembro do ano passado, a certificação do jato E190-E2 havia sido anunciada durante o Zhuhai Air Show.

“Estamos entusiasmados em ter tanto o E190-E2 quanto o E195-E2 certificados. Dessa forma, estabelecemos as bases para progredir com as vendas no mercado chinês”, disse Arjan Meijer, presidente e CEO da Aviação Comercial da Embraer.

“A certificação é um importante marco para o maior jato da companhia”, diz Guo Qing, diretor-gerente e vice-presidente da Aviação Comercial da Embraer na China.

“O país está se aproximando da neutralidade de carbono. O E195-E2 é a aeronave mais eficiente e sustentável de sua categoria. Com capacidade de até 146 assentos, o E195-E2 tem o tamanho certo para complementar os narrowbodies maiores em rotas de baixa densidade de maneira lucrativa. O jato oferece aos viajantes de centros regionais a possibilidade de viajar para todo o mundo com apenas uma parada.”

Em novembro do ano passado, o Embraer E195-E2 “Tech Lion” visitou a China e fez sua estreia no Zhuhai Airshow, demonstrando às autoridades aeronáuticas do país, segundo a Embraer, seu “excelente desempenho, baixa emissão de ruídos, de emissões e dos custos de operação”.

O E195-E2 entrou em serviço em 2019, com a Azul. Como o maior membro da família E-Jet, o E195-E2 acomoda entre 120 e 146 passageiros. É a aeronave de corredor único mais eficiente em termos de combustível por assento, entregando um consumo 25% menor por assento em comparação com a geração anterior do E-Jet.

Em junho de 2022, o E195-E2 realizou um voo bem-sucedido com 100% de combustível sustentável de aviação (Sustainable Aviation Fuel, ou SAF em inglês), confirmando que a família de E-Jets E2 pode voar com misturas de até 100% de SAF sem comprometer a segurança ou o desempenho das operações. Hoje, o E2 emite 25% menos emissões de CO2 comparado com a geração anterior de aeronaves; essa redução pode ser aumentada para 85% com o SAF.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.