AVIAÇÃO

Com 62 jatos entregues em 2023, Embraer tem melhor resultado desde antes da pandemia

Fabricante aumentou em 35% a entrega de jatos na comparação com o primeiro semestre de 2022; Aviação Comercial registra alta de 41% no semestre e de 55% no segundo trimestre

Por Xandu Alves | 07/08/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Divulgação

Aeronave da Embraer
Aeronave da Embraer

A Embraer entregou 62 jatos no primeiro semestre de 2023 e teve o melhor resultado para o período desde 2019, antes da pandemia da Covid-19, que praticamente derrubou o setor aéreo em todo o mundo.

No primeiro semestre de 2019, a fabricante com sede em São José dos Campos entregou 73 aeronaves.

Na comparação com os seis primeiros meses de 2022, o volume de entregas deste ano cresceu 35%. No ano passado, a Embraer entregou 46 jatos de janeiro a junho.

No acumulado do ano, a empresa entregou 24 aeronaves comerciais e 38 executivas contra 17 e 29 em igual período do ano passado, um aumento de 41% na Aviação Comercial e de 31% na Executiva.

O resultado é fruto principalmente dos 47 jatos entregues no segundo trimestre de 2023, sendo 17 comerciais e 30 executivos -- 19 jatos leves e 11 jatos médios.

O volume é 47% maior na comparação com o segundo trimestre de 2022, que registrou 32 aeronaves entregues – 11 comerciais e 21 executivos. Comparando os dois trimestres, a alta foi de 55% na Aviação Comercial e de 43% na Executiva.

A carteira de pedidos firmes (backlog) da Embraer encerrou junho com US$ 17,3 bilhões em encomendas.

VENDAS

Na Aviação Comercial, entre os destaques do segundo trimestre, a American Airlines assinou um contrato para compra de sete novos jatos E175, que serão operados pela subsidiária Envoy Air. Com os sete pedidos, a frota de E-Jets na Envoy Air crescerá para 141 aeronaves ao fim de 2024.

A Embraer também recebeu um pedido firme da Binter para a aquisição de seis E195-E2. Após a conclusão das entregas, a companhia aérea das Ilhas Canárias terá uma frota de 16 jatos E2. A encomenda será incluída na carteira de pedidos firmes da Embraer assim que todas as contingências contratuais forem concluídas.

Ainda na Aviação Comercial, a SKS Airways, da Malásia, fechou um acordo para adicionar 10 jatos E195-E2 à sua frota. Além do acordo, a SKS aderiu ao Programa Pool, para suporte das aeronaves a serem operadas no Sudeste Asiático.

A Scoot, subsidiária low-cost da Singapore Airlines, também está adicionando nove E190-E2 ao seu portfólio. A Royal Jordanian Airlines, por sua vez, chegou a um acordo para introdução de oito jatos E190-E2 e E195-E2 em suas operações, com entregas iniciando no quarto trimestre de 2023. Os três acordos envolveram contratos com a empresa de leasing Azorra.

Por fim, quatro jatos E175 iniciaram operação na Star Air, companhia aérea da Índia que já opera aeronaves da Embraer. A companhia aérea da Índia também estendeu seu contrato do Programa Pool para a inclusão dos jatos E175 recém-integrados à sua frota.

Além da Star Air e da SKS Airways, a Embraer Serviços & Suporte também assinou extensões de contratos do Programa Pool com o Rex Group (Austrália) e a Amelia (França). Outro destaque do trimestre para a unidade de negócios foi o anúncio do acordo de 20 conversões de E-Jets para cargueiros com o Lanzhou Group, da China. Esse é o primeiro contrato de conversão fechado com uma operadora chinesa.

Na Aviação Executiva, a NetJets assinou um novo contrato com a Embraer para a aquisição de até 250 opções de jatos Praetor 500. O negócio está avaliado em mais de US$ 5 bilhões e as entregas estão previstas para ocorrer a partir de 2025.

A Embraer Defesa & Segurança assinou um Memorando de Entendimento com Saab para posicionar o C-390 Millennium como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia e para prospectar clientes do Gripen na América Latina.

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