ENERGIA VERDE

'Energia verde': S. José começará a receber créditos de energia solar a partir de agosto

Por Débora Brito | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Cláudio Vieira
Usina fotovoltaica foi instalada em fazenda de Cachoeira Paulista
Usina fotovoltaica foi instalada em fazenda de Cachoeira Paulista

Os prédios públicos de São José dos Campos começarão a receber nos próximos dias energia verde gerada em uma usina fotovoltaica contratada pelo município. A Linha Verde por onde circulam os VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) também será atendida pelo fornecimento da energia 100% limpa. 

A energia vai abastecer 43 prédios públicos da cidade, entre eles o Paço Municipal, o Hospital da Vila, as secretarias de saúde e educação, entre outros. Os créditos da energia na conta do município serão gerados a partir de agosto.

A prefeitura estima que a economia será de pelo menos 25% nos gastos com energia. A informação foi divulgada pelo próprio prefeito Anderson Farias (PSD). Ele e o secretário de Manutenção da Cidade, Ricardo Minoru, visitaram a fazenda localizada em Cachoeira Paulista onde está sendo finalizada a instalação da usina que produzirá a energia.

A fazenda possui 19 mil m², sendo que 11 mil m² são de placas fotovoltaicas. A previsão é de geração de 4.730 MWh por ano. A empresa responsável é a Cápua Engenharia, que venceu contrato de concessão para fornecimento de energia para a prefeitura pelo prazo de 26 anos. O valor estimado do investimento é de R$ 53,3 milhões.

A prefeitura trabalha ainda na geração de energia de biogás a partir do aterro. Os equipamentos já estão prontos para disponibilizar a energia na rede da EDP. A capacidade de geração do biogás é de 1,6 MWh – equivalente a 30% do que a prefeitura consome.

Comentários

Comentários